Como ocorre o aceite na duplicata virtual?

Pergunta de Pedro Ramos em 23-09-2022
(49 votos)


Como ocorre o aceite na duplicata virtual?

A exigibilidade da duplicata virtual é assegurada pelo protesto efetuado por indicações feitas por meio eletromagnético, acompanhado da prova da entrega da mercadoria ou da prestação de serviço.

O que significa Com aceite e sem aceite?

Saiba quais são os procedimentos da duplicata sem aceite. ... A duplicata é um título casual que registra o acontecimento de uma transação comercial, seja para venda de um produto ou serviço. A duplicata sem aceite, portanto, é aquela que não possui assinatura do cliente, ou seja, do recebedor do produto ou mercadoria.

Como ocorre o procedimento da Executibilidade da duplicata?

Aceita a duplicata, a mesma poderá ser executada, mesmo que não tenha sido protestada, diferente do que ocorre com a duplicata não aceita, a qual, para que seja considerada título executivo, deverá, cumulativamente, ser protestada, estar acompanhada do comprovante de recebimento de mercadorias, e o sacado, ...



O que é o aceite e quais os tipos de aceite da duplicata?

O aceite da duplicata poderá ser expresso ou presumido. Caso o comprador/devedor assine a duplicata e a devolva no prazo de dez dias após sua apresentação, ocorre o chamado aceite expresso, tornando a duplicata em um título de crédito exequível.

O que é protesto por falta de aceite?

É possível quando, terminado o prazo previsto em lei para que o devedor aceite o título, este não o aceita. O protesto por falta de aceite somente poderá ser lavrado antes do vencimento do título.

Qual a modalidade de aceite da duplicata?

Em face da obrigatoriedade, o aceite da duplicata é classificado em 03 modalidades distintas, segue-se: a) Ordinário: é resultante da assinatura chancelada na cártula. Também chamado de aceite expresso, pois há a assinatura da cártula e sua devolução no prazo legal de dez dias após a data de apresentação conforme visto anteriormente.



Quais são as vantagens das duplicatas virtuais?

A prática comercial e a crescente informatização das transações comerciais vêm substituindo os títulos de crédito materializados em papel pelos eletrônicos, o que se verifica com as duplicatas virtuais com respaldo legal e jurisprudencial.

Quem é o devedor principal da duplicata?

Observe-se que o devedor principal é o sacado na duplicata, que é o comprador, sendo o vendedor ao mesmo tempo o emissor (sacador) e beneficiário – credor (TEIXEIRA, 2016, p. 151).

Como devolver a duplicata ao vendedor?

Em relação ao aceite, a duplicata deve ser remetida pelo vendedor ao comprador, num certo prazo da lei (art. 6º da Lei de Duplicatas). Recebendo a duplicata o comprador deve proceder de acordo com uma das seguintes cinco possibilidades: a) Assinar o título de devolvê-lo ao vendedor no prazo de 10 anos do recebimento;






Outras questões

Quais países eram capitalistas?

Como usar soda cáustica no banheiro?

Como tratar a incontinência de urgência?

O que plantar na horta vertical?

Pode tomar chá de valeriana todo dia?

Qual a importância do alvará de construção?

Qual o status normativo dos tratados de direitos humanos ratificados antes e depois da emenda n 45?

Quais são os princípios norteadores da vigilância em saúde?

Quando a condicional é verdadeira?

Pode faltar água no Brasil?

Como medir os metros?

Quando o leitor de código de barras não funciona?

Qual o tipo de corrimento que é perigoso?

Quais são os principais custos de uma empresa?

Qual a diferença entre o soro e plasma?

Qual a fruta mais exportada pelo Brasil?

Como tirar o grampo do celular Iphone?

Como trabalhar o esquema corporal?

Quanto tempo dura marmita fora da geladeira?

Quantos cm é considerado arma branca?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com