Ouça em voz altaPausarA luteólise é bastante complexa e envolve vários processos desencadeados a partir do não reconhecimento da gestação e do aumento na liberação pulsátil de prostaglandina F2α (PGF2α). O aumento na pulsatilidade está envolvido com o aumento de receptores endometriais para ocitocina e estrógeno.
Ouça em voz altaPausarA luteólise é a degradação estrutural e funcional do corpo lúteo que ocorre durante o fim da fase luteínica nos ciclos menstrual ou estral na ausência de gravidez.
Ouça em voz altaPausarMann e Lamming, 2006). A PGF entra na artéria ovariana da veia útero-ovariana por um mecanismo de transferência contra-corrente e parece agir localmente no corpo lúteo para dar início a luteólise (McCracken et al., 1999).
Ouça em voz altaPausarO corpo lúteo secreta ocitocina que age sobre as células glandulares do endométrio e estimula a secreção de PGF2α. Dessa forma segue-se a lise do corpo lúteo com a subseqüente queda dos níveis de progesterona. Ocorre a ovulação do folículo pré-ovulatório e se inicia um novo ciclo estral.
Ouça em voz altaPausarAs prostaglandinas são derivadas de uma substância química chamada ácido araquidônico. O termo prostaglandina refere-se a qualquer membro da classe de compostos bioquímicos sintetizados por ácidos graxos essenciais que contêm uma cadeia de 20 átomos de carbono, bem como um anel de 5 carbonos.
Ouça em voz altaPausarCorpo lúteo. Progesterona. Luteólise. O corpo lúteo (CL) é uma estrutura endócrina transitória formada por células luteais esteroidogênicas pequenas (SLC) e grandes (LLC), que associadas aos fibroblastos e a uma ampla rede de capilares constituem uma estrutura especializada na síntese de progesterona (P4).
Ouça em voz altaPausarO momento ideal para que a fêmea bovina seja inseminada ou coberta é o final do estro. Essa prática decorre do fato de que a ovulação em bovinos ocorre quando a fêmea não mais aceita a monta, em geral, 6 a 12 horas após o final do estro, ou seja, quando a fêmea já se encontra em metaestro.
Ouça em voz altaPausarQuando não há a fertilização do óvulo, a progesterona ativa os receptores de ocitocina desenvolvidos no endométrio em resposta ao estímulo de estrógeno. A ligação da ocitocina com seus receptores no meio da fase luteínica aparentemente é o fator responsável pela liberação endógena de PGF2.
Ouça em voz altaPausarA luteólise ou regressão do corpo lúteo (CL) é caracterizada pelo declínio inicial da secreção de progesterona (luteólise funcional) seguido pela mudança da estrutura celular do espaço físico que compreendia o CL (luteólise estrutural).
Como mexer no bichinho virtual Tamagotchi?
Quanto custa um contrato de índice futuro?
Quanto ganha um shopper Cornershop?
Quais são os Anti-hipertensivos diuréticos?
Como ganhar curvas no corpo rápido?
Como funciona o mercado de trader?
Como funciona o pressostato da Máquina de Lavar roupa?
Como funciona o freio de segurança do elevador?
Como consultar Diário Oficial RJ antigo?
Como funciona o mercado trader?
Como limpar aquário de peixe pequeno?
Qual é o nome do lendário martelo do Thor?
Quanto de score preciso para ter um cartão de crédito?
Como é o metabolismo da gestante?
O que fazer quando o comprovante de residência não está no meu nome?
O que significa metabolismo e como acontece seu funcionamento?