Em muitas espécies, as trocas gasosas são realizadas através da superfície da pele. Porém, existem espécies que apresentam brânquias. Em muitos anelídeos a hemoglobina é a proteína que facilita o transporte do oxigênio pelo sangue. ... Os anelídeos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados.
Em algumas espécies de anelídeos marinhos, a respiração é branquial. ... Filo Mollusca – nos moluscos aquáticos a função respiratória ocorre através de brânquias, formando filamentos vascularizados, chamadas ctenídeos.
O sistema circulatório dos anelídeos é fechado, ou seja, permanece sempre dentro dos vasos e órgãos do sistema e é composto por dois grandes vasos principais, dorsal e ventral, ligados por uma rede de pequenos vasos e outros cinco vasos que se contraem como se fossem corações, auxiliando no bombeamento do sangue.
Já os anelídeos terrestres e de água doce, apresentam respiração através da sua pele, chamada de respiração cutânea, na qual esses organismos secretam o muco, substância lubrificante que facilita a difusão de gases através dos seus corpos.
Em crustáceos, a respiração é branquial, ou seja, através de projeções chamadas de brânquias o oxigênio presente na água é capturado. A classe dos insetos, por outro lado, possuem respiração traqueal, na qual o corpo do inseto possui uma pequena abertura chamada espiráculo, por onde ocorrem as trocas gasosas.
O sistema circulatório das minhocas tem dois vasos sanguíneos principais que percorrem o corpo do animal no sentido do comprimento. Um desses vasos é a artéria ventral, por onde passa o sangue levando oxigênio aos órgãos. O outro é o vaso dorsal, que traz o sangue de volta.
Os anelídeos também, em sua maioria, apresentam cerdas de quitina que podem ser rígidas e curtas ao longo do corpo que auxiliam os animais terrestres na fixação ao substrato ou longas que auxiliam os animais aquáticos na natação.
O modo de alimentação varia conforme a espécie, mas podem ser herbívoros, carnívoros e hematófagos. Os anelídeos possuem sistema circulatório fechado. Isso quer dizer que o sangue corre dentro de vasos. No sangue encontra-se a proteína hemoglobina, porém sem hemáceas.
Ao longo dos cordões, há um par de gânglios em cada anel. Reprodução. A reprodução dos anelídeos pode ser de forma assexuada ou sexuada. Com exceção dos poliquetos que são dióicos, os demais anelídeos são monóicos (hermafroditas). No caso dos monóicos, como a minhoca, existe uma porção do corpo que auxilia na reprodução, o ...
Os anelídeos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados. A fecundação pode ser externa, com liberação dos gametas na água, ou interna. O desenvolvimento pode ser indireto, ou seja, apresentar uma fase larval, ou direto, quando do ovo já eclode forma jovem.
O que são entradas e saídas de caixa?
Como são realmente os dinossauros?
Como calcular quanto de combustível vou gastar em uma viagem?
Qual a nova margem do consignado do INSS?
Como podemos classificar as bases quanto a sua solubilidade?
Como saber quando um domínio vai expirar?
Como podemos aplicar os conceitos de moral e ética em nossas vidas social?
Como são as pessoas de Gêmeos no amor?
Como saber se ação paga dividendos?
Como são os geminianos no amor?
Quais são os tipos de embalagens e para que servem?
Como saber quanto vou receber de dividendos de uma ação?
Qual é a classificação dos epitélios?
Quanto é um dia trabalhado salário mínimo?