No interior dos canais membranosos do retículo endoplasmático liso, há muitas enzimas que desenvolvem diversas reações químicas no metabolismo celular desencadeando a síntese de vários tipos de lipídios como os fosfolipídios, o colesterol e os seus derivados.
Nos animais, essas gorduras são obtidas dos alimentos ou são sintetizadas pelo fígado . O processo de síntese dessas gorduras se denomina lipogênese. A maioria dos lipídios encontrados no corpo pela ingestão são triglicerídeos e colesterol .
A síntese de lipídios, geralmente, ocorre no próprio organismo, mas também é possível ingeri-los através da alimentação, principalmente como óleos e gorduras.
Como vimos, os lipídios não são metabolizados em todas as células, mas sim principalmente pelas células do fígado e coração. No fígado os ácidos graxos e o glicerol são metabolizados, sendo que o glicerol entra na via glicolítica enquanto que os ácidos graxos são convertidos em acetil-CoA.
Retículo endoplasmático liso (REL): entre as diversas funções do REL, destacamos a síntese de lipídeos como óleos, fosfolipídeos e esteroides.
fígado O fígado é o principal sintetizador de lipídios endógenos. Para que possam ser absorvidos, os lipídios precisam sofrer a digestão. Os lipídios provenientes da dieta estimulam a secreção de enzimas presentes em glândulas situadas na base da língua, conhecidas como lipase lingual.
Ele desempenha papel central na síntese de proteínas e lipídios para a maioria das organelas citoplasmáticas, sendo o sítio principal de síntese dessas macromoléculas constituintes das membranas das demais organelas, inclusive do próprio retículo. ...
Os esteróis são lipídios estruturais que estão nas membranas celulares, têm quatro anéis fusionados entre si, apresentando a estrutura química em comum: ciclo-pentano-fenantreno e um núcleo cíclico similar, como exemplo, o colesterol.
A cetogênese (síntese de corpos cetônicos) acontece na mitocôndria das células do fígado. O fígado esta fazendo gliconeogenese para a produção de glicose, com isso esta utilizando oxaloacetato e o acetil-coA não poderá se combinar com o mesmo para a formação de citrato e iniciar o ciclo de Krebs, tendo-se então um excedente de acetil-coA.
O glicerol é transportado até o fígado, onde é fosforilado e utilizado novamente. Após ter sido capturado pela célula, o ácido graxo é convertido no derivado CoA pela acil CoA graxa sintetase (tioquinase) no citosol, formando a acil CoA graxa; Há a necessidade de ATP.
Armazenamento: Triacilglicerol Estrutural: Ceras Lipídios de membrana – Fosfolipídios (esfingolipídios e glicerofosfolipídios) – Glicolipídios (esfingolipídios e galactolipídios)
Metabolismo de lipídeos I Bioquímica para Enfermagem – Bloco III Prof. Olavo Amaral Junho de 2010 fLipídeos f Lipídeos - Para que servem? f Lipídeos - O que são? f Lipídeos - O que são?
Quem tem gordura no fígado o que não pode comer de jeito nenhum?
Qual exame de urina detecta câncer?
Quais as formas de monetizar um blog?
Como girar o monitor na vertical?
Quantos papel higiênico vem no fardo?
Onde fica a articulação do quadril?
Qual as chances de NIC 3 virar câncer?
O que fazer para disfarçar bochechas grandes?
Quem fundou a Enfermagem no Brasil?
Como tirar cheiro de fezes de cachorro do quintal de terra?
O que acontece depois da adjudicação?
Como lavar o cabelo corretamente com shampoo condicionador e máscara?
O que é liderança situacional de exemplos?