É uma reprodução assexuada, que ocorre nos pólipos através de brotamento. Neste processo são geradas as éfiras (pequenas medusas imaturas). As éfiras se diferenciarão em medusas adultas, que deverão ser responsáveis pela reprodução sexuada. Muitas espécies de medusas são de espécies de sexo separado.
Os cifozoários mais comuns incluem Aurélia sp (a geleia lua) e Cyanea sp. Os cnidários da classe scyphozoa vivem em todos os oceanos, do Ártico às águas tropicais. Alguns habitam o mar profundo, mas a maioria vive perto das águas costeiras.
O Filo Cnidaria engloba cinco classes: Anthozoa, Cubozoa, Hydrozoa, Scyphozoa e Staurozoa. Anthozoa é a classe mais diversa (7500 espécies) e é subdividida em duas sub-classes, Hexacorallia (corais-pétreos e anêmonas) e Octocorallia (corais moles, gorgônias e canetas-do-mar).
Na classe dos cifozoários, as formas predominantes e sexuadas são bonitas medusas de cores variadas, as verdadeiras "águas-vivas", frequentemente vistas em nosso litoral. Os pólipos são pequenos e correspondem a fase assexuada, pouco duradoura.
Reprodução dos cnidários
Os cnidários são animais que podem reproduzir-se de maneira sexuada e assexuada. Em algumas espécies, é possível observar a alternância de gerações ou metagênese, na qual, em uma fase do ciclo, um organismo comporta-se como pólipo assexuado, e, em outra, como medusa sexuada.
25 curiosidades que você vai gostar
Brotamento: como o nome sugere, verifica-se o crescimento de um broto no corpo do ser vivo. Esse broto pode soltar-se do indivíduo e gerar outro indivíduo independente ou permanecer ligado, formando colônias. Cnidários, fungos e vegetais apresentam essa forma de reprodução.
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Quando observamos a estrutura corporal dos cnidários, verificamos a presença de duas variações corporais: os pólipos e as medusas. Alguns organismos apresentam ciclo de vida que varia entre pólipo e medusa; outros, no entanto, passam a sua vida toda em uma só forma.
Alguns cnidários passam toda a sua vida como apenas uma forma, ou seja, sendo pólipo ou medusa. ... Hidras e anêmonas-do-mar são exemplos de pólipos. Medusa: forma de vida que se move ativamente. As medusas apresentam formato de sino e boca voltada para baixo bem como seus tentáculos.
Classificação dos cnidários
O filo Cnidaria pode ser categorizado em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. Classe Hydrozoa - Os hidrozoários têm a forma de pólipos e medusas, por isso têm várias formas e ciclos de vida diferentes.
No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).
As águas-vivas, ou medusas, são animais marinhos pertencentes ao filo Cnidaria, classe Scyphozoa. O corpo tem a forma de um sino margeado por tentáculos e apresenta uma organização simples, havendo uma cavidade gastrovascular central com uma única abertura que atua como boca e ânus.
Os corais, organismos antozoários (Classe Anthozoa do Filo Cnidaria), são animais coloniais exclusivamente marinhos, típicos de regiões tropicais, cuja morfologia representada pelos pólipos (forma séssil) possui esqueleto externo constituído por carbonato de cálcio.
Anthozoa (do grego anthos, flor + zoon, animal) ou antozoários é a classe do filo Cnidaria que inclui os corais e anémonas do mar, sendo a maior classe dos Cnidaria, contendo mais de 6.000 espécies. Os antozoários distinguem-se dos restantes cnidários por terem uma vida inteiramente séssil, sem estado livre de medusa.
Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.
b) A forma de medusa é a forma móvel dos cnidários.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Cnidários (Filo Cnidaria) são animais predadores diblásticos, sendo formados por dois tecidos embrionários, ecto e endoderme. Em sua maioria, são animais de ambientes marinhos que vivem em águas rasas tropicais, mas existem alguns que vivem em águas doces.
O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.
Em sua organização corporal, os cnidários apresentam dois folhetos embrionários (diblásticos) e se trata do único filo Reino animal com esta característica. Sua simetria é radial e os espécimes possuem um compartimento digestivo interno chamado cavidade gastrovascular (gastro = estômago e vascular = relativo a vaso).
Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.
Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.
Sobre o Filo Cnidaria é correto afirmar: Possuem assimetria radial. São triblásticos, com três camadas de células. Vivem somente isolados.
Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indivíduo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.
O brotamento ocorre em diferentes organismos, sendo frequente em plantas, principalmente em angiospermas. Em animais, também é possível observar esse tipo de reprodução, ocorrendo, por exemplo, em cnidários e também em algumas espécies de poríferos.
O que é o princípio da representação?
O que foi o período conhecido como milagre brasileiro?
Quando é necessário fazer fisioterapia?
Qual a velocidade de 300 mega?
Qual a diferença entre federação e confederação esportiva?
Quais os tipos de Klebsiella pneumoniae?
Quais as formas do bebê engatinhar?
Até quando vai o parcelamento da PGFN?
Como tirar um sinal do rosto com alho?
Qual o Banco do cartão Magazine Luiza?
Quais as dificuldades de implementação da irrigação por gotejamento?
Quais são os kernels utilizados atualmente nos sistemas operacionais?
Como consultar benefício do INSS pelo CPF?