Sequestro de carbono (também conhecido com captura de carbono) é o processo de remoção de gás carbônico da atmosfera. Tal processo ocorre principalmente em oceanos, florestas e outros locais onde os organismos, por meio da fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera.
Agora veja na figura como o carbono circula pela natureza: a respiração, a decomposição (que é a respiração feita pelas bactérias e fungos) e a combustão liberam gás carbônico no ambiente. Esse gás carbônico é retirado da atmosfera pelas plantas durante a fotossíntese.
O principal processo envolvendo os seres vivos é o de fotossíntese. Nela os organismos autotróficos fotossintetizantes retiram o gás carbônico da atmosfera e eliminam, durante o processo, oxigênio, que será utilizado por alguns seres vivos no processo de respiração.
A captura de carbono pode ocorrer por meio de três formas e processos diferentes: pré-combustão, pós-combustão e combustão de oxi-combustível. Os sistemas de pré-combustão convertem combustível sólido, líquido ou gasoso em uma mistura de hidrogênio e gás carbônico a partir de processos como “gaseificação” ou “reforma”.
O sequestro de carbono também ocorre de forma natural nos oceanos, que capturam carbono a partir de 2 processos: o físico – ligado a circulação termoalina (formações de água profunda no oceano) – e, o processo biológico – onde o fitoplâncton retira CO2 da água do oceano para realizar o processo da fotossíntese.
O gás carbônico (CO2) é um elemento que está disponível no ar atmosférico e também dissolvido nas águas de mares, rios e lagos. Através da fotossíntese, os vegetais conseguem retirar o gás carbônico presente no ar ou na água, sendo que ele é devolvido para esses ambientes principalmente pela respiração.
Os seres vivos são também responsáveis pela liberação de gás carbônico no ambiente. A liberação ocorre por dois processos: o processo de respiração e o processo de decomposição. Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico no processo. Já na decomposição, ocorre a liberação de gás carbônico e água.
O gás carbônico (CO 2 ), presente na atmosfera, é solúvel em água, assim ocorre uma troca contínua entre o CO2 na atmosfera e o ambiente aquático. Outra forma de movimentação acontece quando o CO 2 dissolve-se na água da chuva, produzindo H2CO3, que é uma solução ácida, que facilita a erosão das rochas silicatadas.
O carbono, como sabemos, é encontrado nos solos, nas rochas, nos ambientes aquáticos, como nos oceanos, e na atmosfera. O gás carbônico (CO 2 ), presente na atmosfera, é solúvel em água, assim ocorre uma troca contínua entre o CO2 na atmosfera e o ambiente aquático.
A extração e queima do petróleo, gás e carvão vem junto com destruição das florestas e, portanto, reduzimos a capacidade de absorção ao mesmo tempo em que aumentamos a emissão de Carbono. Os oceanos são grandes depósitos de gás carbônico e realizam uma troca constante de carbono com a atmosfera.
Como tirar mancha de picada de mosquito da pele?
Qual a importância da logística reversa para o meio ambiente?
Como tirar mancha branca tela iPhone?
Como tirar manchas escuras da madeira?
Como saber o tempo de uso de um aparelho celular?
Como saber a data de compra do seu iPhone?
Como tirar marca de dobra de roupa?
Como tirar mancha de queimado de chaleira?
Como tirar manchas de ferrugem de seda?
Como ir de Navegantes para Balneário Camboriú?
Como tirar manchas de gordura do teto da cozinha?
Como tirar pelo encravado de forma natural?
O que fazer para recomeçar a vida do zero?
Como recuperar a cor de nobuck?
Como recuperar arquivos apagados que não estão na lixeira?
Como recuperar conta Gmail esqueci a senha?