O que ocorre com as vacinas é que nelas são injetados antígenos mortos ou mesmo inativos. Esse antígenos estimulam a produção das células de memória bem como a produção dos anticorpos nos indivíduos em que foram aplicadas. Dessa forma o organismo é capaz de se imunizar de determinada doença sem nunca tê-la contraído.
Ela explica que a vacina pode ser produzida a partir de componentes de um microorganismo ou dele próprio, morto ou atenuado. "No caso da poliomielite, por exemplo, o agente causador é isolado e trabalhado em laboratório até que se consiga uma cepa atenuada do vírus.
A vacina tem o papel de antecipar uma possível invasão, pois induz o sistema imunológico a reconhecer o vírus ou bactéria apresentando-o ao organismo em uma forma mais branda, que não faz mal à saúde.
A vacina atenuada é aquela em que o vírus está ativo, porém, sem capacidade de produzir a doença (exemplos: caxumba, febre amarela, poliomielite oral – VOP, rubéola, sarampo, varicela).
Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B, que se originam na medula, sendo distribuídos pelo organismo inteiro através do sistema linfático.
Os anticorpos são proteínas produzidas pelo seu sistema imunológico em resposta a uma infecção. Entenda mais sobre a relação entre anticorpos e COVID-19 e qual sua relação com a imunidade.
Quando vale a pena financiar pelo IPCA?
Como funciona o detector de fumaça linear?
Como funciona a fechadura de hotel?
Como tirar cooler do processador AMD Ryzen?
O que é empowerment e como ele funciona?
Como adicionar forma de pagamento no Family Link?
Como jogar o COD Cold War de graça?
Onde montar Quebra-cabeça grande?
Como montar uma banca de ovos?
O que se pode alegar nas Contrarrazoes?
Como fazer marmitas saudáveis para a semana?
Como gerar simulado no TEC concursos?
Como é a rotina de uma transportadora?
Quanto custa para montar uma bicicleta nova?
Como funciona o evento da calça angelical?
O que colocar no Self-service de cachorro quente?