O que ocorre com as vacinas é que nelas são injetados antígenos mortos ou mesmo inativos. Esse antígenos estimulam a produção das células de memória bem como a produção dos anticorpos nos indivíduos em que foram aplicadas. Dessa forma o organismo é capaz de se imunizar de determinada doença sem nunca tê-la contraído.
Ela explica que a vacina pode ser produzida a partir de componentes de um microorganismo ou dele próprio, morto ou atenuado. "No caso da poliomielite, por exemplo, o agente causador é isolado e trabalhado em laboratório até que se consiga uma cepa atenuada do vírus.
A vacina tem o papel de antecipar uma possível invasão, pois induz o sistema imunológico a reconhecer o vírus ou bactéria apresentando-o ao organismo em uma forma mais branda, que não faz mal à saúde.
A vacina atenuada é aquela em que o vírus está ativo, porém, sem capacidade de produzir a doença (exemplos: caxumba, febre amarela, poliomielite oral – VOP, rubéola, sarampo, varicela).
Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B, que se originam na medula, sendo distribuídos pelo organismo inteiro através do sistema linfático.
Os anticorpos são proteínas produzidas pelo seu sistema imunológico em resposta a uma infecção. Entenda mais sobre a relação entre anticorpos e COVID-19 e qual sua relação com a imunidade.
Qual o nome do ônibus espacial da NASA?
Como burlar toxicológico 180 dias?
Qual é o significado dese ponto?
O que significa chato no dicionário?
Como instalar corretor de texto no Word?
Quais unhas pintar diferentes?
Como mudar o local de armazenamento do Dropbox?
Como chama a joelhada no Muay Thai?
Qual a melhor forma de passar delineador?
Como passar o lápis para aumentar o olho?
Como se denomina um átomo que perdeu elétrons na sua camada de valência *?
Como se dar bem no teste de atenção concentrada?
Que nome se dá ao vulcão com pouca probabilidade de entrar em erupção?