Tipos de perda de calor
Convecção é a transferência de calor por movimento real do material aquecido, por exemplo, o vento perturbar a camada de ar quente em torno do corpo. A perda de calor por convecção aumenta acentuadamente em condições de vento. O calor também pode ser perdido por radiação para o meio ambiente e por evaporação da água.
Evaporação: a perda de calor por evaporação ocorre quando fluidos (água insensível, perspiração visíveis e fluidos pulmonares) se tornam vapor no ar seco.
São quatro as possíveis maneiras de perda de calor pelo RN: evaporação, radiação, convec- ção e condução. Corresponde à perda insensível de água pela pele.
A sensação de calor acontece quando nosso corpo recebe calor (energia), enquanto a sensação de frio é causada quando nosso corpo perde calor (energia). Desta forma, não existe a grandeza física chamada frio. Por isso, expressões do tipo: “feche a geladeira para que o frio não saia” não fazem sentido em ciência.
Evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância se sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado gasoso.
Ao sair em um dia frio, por exemplo, a absorção de radiação diminui, levando a uma perda líquida de calor por radiação. Além das perdas por convecção e radiação, podemos também perder calor por condução, como ocorre quando pisamos com o pé descalço em um piso frio.
Ao sair em um dia frio, por exemplo, a absorção de radiação diminui, levando a uma perda líquida de calor por radiação. Além das perdas por convecção e radiação, podemos também perder calor por condução, como ocorre quando pisamos com o pé descalço em um piso frio.
Hipotermia persistente pode resultar em hipoglicemia e acidose metabólica e maior risco de sepse de início tardio e mortalidade.
A perda de calor por evaporação do suor, pelo contrário, pode ser controlada pela regulação da taxa de sudorese, sendo perdido 3,5L/h de suor em atletas bem treinados. Em um ambiente controlado, cerca de 25% da perda total de calor é devido à evaporação.
Podemos observar na tabela que o principal processo de perda de calor é o relacionado à radiação, isso porque todos os seres vivos emitem radiação em proporções pequenas, por isso, sua verificação só é possível na chamada linha do infravermelho, invisível a olho nu, mas analisada precisamente por sensores especiais.
Em um ambiente controlado, cerca de 25% da perda total de calor é devido à evaporação. Contudo, conforme o que foi apresentado, todos esses percentuais mudam com o início do exercício, especialmente quando a temperatura ambiente é maior do que a temperatura corporal do indivíduo.
Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, a altas vazões entre as fases líquida e vapor e em líquidos com baixas tensões superficiais (isto é, com pressões de vapor mais elevadas).
Qual a data que os evangélicos comemoram o Dia da Bíblia?
Como era a política no reino de Kush?
Como se monitora as funções vitais em uma UTI?
Qual o número da Central do Bradesco?
Qual o melhor carboidrato para ganhar massa muscular?
Quem é o titular da ação penal pública condicionada à representação?
Qual era o valor da fortuna de Elvis Presley?
Como age o tartarato de metoprolol?
Quais são os produtos que mais estão vendendo pelo Hotmart?
Qual a situação dos imigrantes venezuelanos no Brasil?
Como colocar 3 cm na margem do Word?
Como evoluir Kirlia para Gallade Omega Ruby?
Qual o cigarro que faz mais mal?