O ATP pode ser hidrolisado em ADP e Pi pela adição de água, liberando energia. O ADP pode ser "recarregado" para formar ATP pela adição de energia, combinando com Pi em um processo que libera uma molécula de água.
A maior parte da energia química que os organismos necessitam para realizar seu metabolismo é proveniente das reações de hidrólise dessas moléculas. Os produtos finais da hidrólise de uma molécula de ATP são ADP (adenosina difosfato), fosfato e energia.
As principais formas de produção do ATP são a fosforilação oxidativa e a fotofosforilação. Um radical fosfato inorgânico (Pi) é adicionado a uma molécula de ADP (adenosina difosfato), utilizando energia proveniente da decomposição da glicose (na fosforilação oxidativa) ou da luz (na fotofosforilação).
O ATP é fundamental para fornecer energia livre para as células realizarem suas atividades. Assim sendo, essa energia será utilizada por outras reações que requerem energia (reação endergônica). A molécula de ATP é consumida em aproximadamente um segundo após ser formada.
De extrema importância bioquímica, o ATP, o fosfo-enolpiruvato, a fosfocreatina e os resíduos acil-fosfatados são fosfatos que constituem as moedas de troca de energia nos processos vitais (Figura 1).
ATP é a sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato, uma molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células dos seres vivos.
Produção de ATP. Primeiramente, veremos como ocorre a produção de ATP. A molécula de ATP é formada por uma molécula de adenosina (base nitrogenada adenina + açúcar ribose) combinada a três radicais fosfato ligados em cadeia. A energia liberada pela quebra de nutrientes é temporariamente armazenada nas ligações da cadeia de fosfatos.
A molécula de ATP é formada e também utilizada muito rapidamente pelas células. Uma única célula viva necessita de milhões de moléculas de ATP, a cada segundo, para manter suas atividades. Estima-se que uma molécula de ATP é usada cerca de um segundo após a sua síntese.
A molécula de ATP não pode ser estocada, ela precisa ser utilizada praticamente de imediato pela célula. Dessa forma, para o estoque de energia em longo prazo, a célula utilizará as moléculas de carboidrato e de lipídios.
ATP, como o nome indica, é um nucleotídeo com três fosfatos. Sua estrutura particular, especificamente as duas ligações de pirofosfato, o torna um composto rico em energia. É composto pelos seguintes elementos: – Uma base nitrogenada, adenina. Bases nitrogenadas são compostos cíclicos que contêm um ou mais nitrogênio em sua estrutura.
Como voltar a ser melhor amiga de uma pessoa?
Como recuperar o certificado de conclusão do ensino médio?
Como recuperar um Arquivo substituído no Excel?
Como baixar um vídeo do Direct do Instagram?
Como terminou o movimento da Coluna Prestes?
O que fazer quando o vidro trincado da mesa?
Qual foi a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial?
Como recuperar uma árvore de Natal?
Como dizer não a um orçamento?
O que motivou o Brasil a entrar na Guerra do Paraguai?
Como saber se a planta está morta?
Como criar notificação no Excel?
Como foi a participação da Rússia na Grande guerra?
Qual foi a causa da morte de Tiradentes?
Tem como recuperar apagados do iPhone?