A neoplasia ocorre quando um determinado lugar do corpo produz muitas células de forma desordenada. Esse aumento das células provoca tumores nessas regiões. Esse tumor, provocado pela neoplasia, pode ser benigno ou não, dependendo de suas características.
A carcinogênese, também denominada oncogênese, trata-se do processo de formação de uma neoplasia. Tipicamente, a carcinogênese compreende um processo lento, que pode levar anos até que uma célula neoplasia prolifere e dê origem a um tumor.
A carcinogênese pode ser dividida conceitualmente em quatro etapas: iniciação, promoção, conversão e progressão, e é o resultado de mutações em genes específicos relacionados ao controle da multiplicação e diferenciação celular e à sobrevivência celular (Figura 1.2) [2,10, 11].
A carcinogênese pode ser dividida conceitualmente em quatro etapas: iniciação, promoção, conversão e progressão, e é o resultado de mutações em genes específicos relacionados ao controle da multiplicação e diferenciação celular e à sobrevivência celular (Figura 1.2) [2,10, 11].
sarcomas: ocorrem no osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou de suporte; leucemias: ocorrem no tecido que produz o sangue, como na medula óssea; linfomas e mielomas: ocorrem nas células do sistema imunológico; e.
Para concluir, as neoplasias podem crescer no seu local de origem, dito crescimento primário ou in situ. Porém, em um desenvolvimento neoplásico maligno, observa-se um crescimento secundario, ou seja, distante do seu local de origem. Os crescimentos secundários se desenvolvem de duas maneiras:
A classificação para as neoplasias podem ser feitas através do seu comportamento (se agressivas ou não), chamadas de classificação prognóstica, mas, basicamente são dividas em benígnas e malígnas. Dentro dessa classificação, as neoplasias contém características características macroscópicas e microscópicas peculiares, como:
É importante destacar que o aparecimento de células neoplásicas indicam um novo crescimento tecidual com células modificadas geneticamente. Do ponto de vista clínico, evolutivo e de comportamento, as neoplasias são divididas em duas categorias: MALIGNAS e BENIGNAS.
NEOPLASIA Neo = Novo; Plasia = formação "Proliferações locais de clones celulares cuja reprodução foge ao controle normal, e que tendem para um tipo de crescimento autônomo e progressivo, e para a perda de diferenciação." Nos organismos multicelulares a taxa de proliferação de cada tipo celular é controlada por um sistema que ...
Como calcula se a multa do 467 e 477?
Qual a importância da energia nuclear para o Japão?
O que é uma missão evangélica?
Qual o objetivo da habilidade EF02LP02?
Quanto tempo de vida tem o gato?
Quais são as responsabilidades do setor de cargos e salários?
O que é volatilidade dê exemplos?
Como encontrar Gerenciamento de disco?
Onde o livro de Jonas foi escrito?
Quantas calorias devemos ingerir por dia para ganhar massa muscular?
Qual é o índice de pessoas com transtorno mental no Brasil?
Qual é a fase mais cara de uma construção?
Quantos dias para tomar coquetel?
Qual é a maior transportadora do mundo?
Qual os benefícios da mussarela?
Quanto tempo o feijão temperado pode ficar na geladeira?