Na micção, os esfÃncteres se relaxam e a uretra abre-se para a livre passagem da urina. Ao mesmo tempo o músculo da parede vesical contrai-se e força a urina para fora da bexiga. Ao final da micção, quando a bexiga já se esvaziou, os esfÃncteres se contraem novamente e a bexiga interrompe sua contração e relaxa.
A micção normal ocorre quando a contração da bexiga se coordena com o relaxamento do esfÃncter uretral. O sistema nervoso central inibe a micção até o momento apropriado e coordena e facilita as mensagens enviadas pelo trato urinário inferior para iniciar e completar a micção.
O controle da micção é feito pelo sistema nervoso autônomo, que é responsável por controlar as funções do corpo, como a digestão, o sistema cardiovascular e a respiração. Algumas condições normais ou anormais podem alterar o seu funcionamento, levando à incontinência urinária.
A micção é coordenada em nÃvel do tronco encefálico, especificamente na substância pontino- mesencefálica, denominado centro pontino da micção (CPM), que é a via final comum para motoneurônios da bexiga, localizados na medula espinhal (Figura 1).
Na segunda fase é denominada fase miccional, ato propriamente dito de urinar, ao seu termino reinicia-se o ciclo da micção. O esfÃncter urinário possui, além deste mecanismo automático, o controle voluntário.
Como podemos notar, todo o controle das duas fases da micção é realizado pelo sistema nervoso a partir do cérebro através da medula espinhal e posteriormente através dos nervos que vão para a bexiga. Por esta razão, as doenças neurológicas geralmente afetam a micção.
Um caso especÃfico a ser analisado é a micção noturna (noctúria), que afeta mais de 86% dos homens com mais de 50 anos de idade. Como regra, isso não deve ocorrer em homens e mulheres jovens, mas em homens idosos é considerado normal desde que o número de micções não exceda 2 (ou 3) vezes por 8 horas de sono.
Os recém-nascidos ainda não têm o sistema nervoso completamente desenvolvido e, por isto, não têm ainda o controle voluntário da micção. Por esta razão urinam de forma reflexa ou seja, cada vez que a bexiga se enche ela se contrai, o esfÃncter relaxa e ela se esvazia.
Como o oxigênio chega até as mitocôndrias?
Onde deve se sentar o TSB canhoto?
Como descrever a personalidade em uma entrevista de emprego?
O que fazer quando o Xbox 360 não conecta na Internet?
O que a acidez no sangue causa?
Como é o tratamento com nutrólogo?
Qual a origem e o papel do gás nitrogênio?
Como surgiu o nado sincronizado e como ele chegou no Brasil?
Como o organismo desenvolve imunidade?
Qual a influência do marketing na sociedade de consumo?
Qual é o principal objetivo da gestão de uma escola?
Como o magnetismo age no corpo?
Quais são os 3 fatores fundamentais do IDH?
Como o cérebro obtém energia no jejum?
Como o albendazol age no organismo?
O que ajuda a produzir melatonina?
Como se faz a leitura de um cordel?