Excreção. A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.
Neste processo, moléculas de ácidos e bases fracas não ionizadas sofrem a reabsorção, ao passo que as moléculas no estado ionizado são passíveis à eliminação.
Se o fármaco estiver submetido a um pH=2, como seu pKa=2, teríamos 50% na forma iônica e 50% na forma não-iônica. Se o pH do compartimento for maior que 2, o fármaco tenderá a entrar em sua forma iônica (A-) ou protonada, sendo ela não-lipossolúvel e permanecendo, cada vez mais, ionicamente aprisionado.
eliminação do medicamento na urina
Como funciona o Sistema Excretor. A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso corpo é chamada de excreção, processo que permite o equilíbrio interno do nosso organismo. ... Para eliminar essas substâncias, a excreção é realizada através da urina, da respiração e do suor.
A forma não ionizada é habitualmente solúvel em lipídio (lipofílica) e difunde-se imediatamente através de membranas celulares. A forma ionizada tem baixa lipossolubilidade (mas alta solubilidade aquosa — i. e., hidrofílica) e alta resistência elétrica e, por isso, não pode penetrar facilmente na membrana celular.
Influência na taxa de dissolução para absorção de fármacos pelo organismo. A taxa de dissolução pode ser afetada pelo pH do meio. Bases fracas têm velocidade de dissolução diminuída em pH alto, enquanto que ácidos fracos se dissolvem mais rapidamente nestas condições.
A filtração renal responde pela maior parte da excreção de fármacos. Cerca de um quinto do plasma que alcança o glomérulo é filtrado pelos poros no endotélio glomerular; quase toda a água e a maioria dos eletrólitos são reabsorvidas passiva ou ativamente dos túbulos renais de volta à circulação.
(RANG et al., 2011) Com base nisso, este trabalho teve por objetivos verificar experimentalmente como o pH do meio influencia na absorção de um fármaco, de acordo com o seu pka, através da utilização do acetato de etila. 3 MATERIAL E MÉTODOS
Considerando-se que a forma não ionizada de um fármaco é mais lipossolúvel que a forma ionizada, o pH do meio é um parâmetro que influencia diretamente na passagem dos fármacos através das membranas biológicas e, portanto, este parâmetro é determinante dos processos de absorção, transporte e excreção dos fármacos.
Pode-se definir, resumidamente, a absorção como sendo a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea, por sua vez, a distribuição seria caracterizada pelo transporte reversível do fármaco para outros sítios do organismo. Em ambos os casos há a necessidade de transpor a membrana plasmática.
Tal fato pode ser explicado devido a alta reatividade facilitar a complexação ou quelação do fármaco com outras substâncias químicas ou alimentos, o que faz sua massa molecular aumentar reduzindo assim a absorção.
Como são feitas as batatas de pacote?
Quem manda na Inglaterra a rainha ou o ministro?
Quais fatores regulam a acetil CoA Carboxilase?
Como funcionam os termômetros infravermelhos?
Como instalar emulador Nintendo no PS3?
O que são hormônios sintéticos?
Como funciona trabalhar no Hotmart?
Qual o processo de formação do ouro?
Qual o material usado para fazer moedas?
Como funciona a injeção mensal?
Como são feitas as balas duras?
Qual a função da Eletroválvula?
Como são feitos os efeitos especiais em filmes?
O que precisa para instalar a caixa d'água?
Para que serve um adaptador USB wireless?
Como controlar um processo de produção?
Como fazer um portfólio de projetos?
Como deverá ser organizado o arquivo para que a movimentação de documentos seja mais eficiente?