A síntese e a degradação do glicogênio estão diretamente relacionadas à ação de duas enzimas, a glicogênio sintetase (síntese) e a glicogênio fosforilase (degradação), as quais estão sob a regulação dos hormônios insulina e glucagon.
O metabolismo lipídico refere-se à síntese e degradação de lipídios nas células. ... Como os lipídios são moléculas hidrofóbicas, eles precisam ser solubilizados antes que seu metabolismo possa começar. O metabolismo lipídico geralmente começa com a hidrólise, que ocorre no sistema digestivo através de várias enzimas.
A absorção dos carboidratos pelas células do intestino delgado é realizada após hidrólise dos dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos em seus componentes monossacarídeos.
A absorção dos carboidratos pelas células do intestino delgado é realizada após hidrólise dos dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos em seus componentes monossacarídeos. As quebras ocorrem sequencialmente em diferentes segmentos do trato gastrointestinal por reações enzimáticas: 1. α-Amilase salivar.
Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Possuem diferentes constituições :
As etapas da digestão dos carboidratos estão listadas a seguir: Na boca, durante a mastigação, a alfa-amilase salivar atua sobre os polissacarídeos da dieta (cujos principais são: glicogênio, amilose e amilopectina) produzindo oligossacarídeos a partir da hidrólise das ligações glicosídicas do tipo alfa(1»4) .
Podemos afirmar que os carboidratos são digeridos em algumas etapas, iniciando na boca, antes mesmo da mastigação. Como sabemos, ao colocar carboidratos na boca, o alimento estará em contato com a saliva possui enzimas chamadas amilase, que atuam na quebra dos carboidratos via hidrolise. Em seguida, durante a mastigação, ...