DEGENERAÇÃO: São alterações celulares, geralmente reversíveis quando o estímulo cessa, e que podem ou não evoluir para a morte celular. O citoplasma apresenta-se lesionado, com acúmulo de substâncias exógenas ou pré- existentes, o que reduz ou cessa a função celular.
– É uma alteração reversível não-letal. – O acúmulo intracelular de água ocorre pela incapacidade da célula de manter o equilíbrio iônico e a homeostasia de fluidos, em função de falha nas bombas dependentes de energia das membranas celulares.
1. DEGENERAÇÕES
A degeneração gordurosa, também conhecida pelas designações de metamorfose gordurosa, esteatose, lipidose, e infiltração gordurosa (COELHO, 2002), é uma doença provocada pelo desequilíbrio entre a captação hepática dos ácidos graxos e sua utilização (AROEIRA, 1998, JONES; HUNT e KING, 2000).
A Patologia dedica-se ao estudo de alterações estruturais, bioquímicas e funcionais das células. É uma ponte entre as ciências básicas e a medicina clínica, sendo a base científica de toda medicina (Robbins & Cotran, 2015). O estudo da patologia está dividido entre Patologia Geral e Patologia Sistêmica.
Designação corrente (e talvez imprópria - "Não Degeneração"/ ROBBINS, 1974) para a deposição no tecido conjuntivo e paredes de arteríolas, de um material acelular amorfo, brilhante, eosinófilo, as vezes granular ou reticular, sem limites definidos, morfológica e tinturialmente (PAS positivo) semelhante à Fibrina ...
A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.
EDEMA CELULAR /TUMEFAÇÃO ➢ Resposta mais comum as agressões celulares.
Degeneração hialina caracterizada como um acúmulo de proteínas no interior de células. Quando há um acúmulo de proteína no meio extracelular a alteração é chamada de Amiloidose. Este tipo de degeneração resulta da ação de substâncias irritantes com intensidade moderada.
As células que morrem por necrose usualmente apresentam-se com tumefação, ou degeneração hidrópica, na fase de lesão reversível. Há vários "tipos" de necrose descritos, a saber: coagulação, liquefativa, gordurosa ou esteatonecrose, caseosa, gomosa, fibrinoide e lítica.
7/4/2009 5 Degeneração Turva AAentrada entrada dede CaCa++emem excesso,excesso, matamataaa célulacélula.. OO Cálcio Cálcio regularegula aa permeabilidadepermeabilidade dasdas junçõesjunções tipotipo ““gapgap””entreentre as as células Ca++emem excesso excesso determinadetermina:: DesacoplamentoDesacoplamento rápido rápido dosdos“gaps”
Conceito:Degenerações são lesões reversíveis decorrentes de alterações que resultam em acúmulo de substâncias no interior da célula. Geralmente, as degenerações são processos reversíveis quando o estímulo cessa, mas, em algumas situações, podem evoluir para a morte celular.
Geralmente, as degenerações são processos reversíveis quando o estímulo cessa, mas, em algumas situações, podem evoluir para a morte celular. O acúmulo de substâncias pode reduzir ou interromper a função celular.
Degenerações por acúmulo intracelular de água 1.1. Degeneração Degeneração TurvaTurvaouou AlbuminosaAlbuminosa ouou ParenquimatosaParenquimatosa 2.2.
O que fazer para arrasar no primeiro encontro?
Qual a importância da gestão de custos para tomada de decisão?
Para que serve gráficos de barras horizontais?
Qual o melhor condutor a ser aplicado em alta tensão?
Qual o papel da educação física na vida da população brasileira?
Qual o melhor regenerador labial?
O que fazer para parar de beber café?
Para que serve o delineador de olhos?
Quanto de água colocar no rejunte Quartzolit?
Qual a diferença do martelete rompedor e perfurador?
O que as indústrias estão fazendo para diminuir a poluição?
Como os óleos essenciais agem no corpo?
Como saber se o pássaro está feliz?
Como acabar com terçol no olho em 24 horas?
Quais os tipos de óleo de unção na Bíblia?
Quais as possibilidades que o A pedagogo A tem de trabalhar a diversidade no espaço escolar?