O sistema circulatório desses animais é formado somente por vasos responsáveis pela condução e impulsão do sangue pelo corpo. As trocas gasosas dos anfioxos são feitas através das fendas branquiais.
Os anfioxos são dioicos, cada indivíduo tem um sistema reprodutor feminino ou masculino com até 40 pares de gônadas (órgãos que produzem os gametas) próximo ao átrio. Os gametas são depositados no átrio e depois liberados para o meio pelo atrioporo, portanto, a fecundação dos cefalocordados é externa.
Os anfioxo possuem músculos que permitem a realização de natação. (UDESC) O filo dos cordados possui três subfilos: vertebrados, urocordados e cefalocordados. ... A respiração do anfioxo é do tipo pulmonar.
Os cefalocordados estão representados por animais conhecidos por anfioxos, que compreendem cerca de trinta espécies, todas vivendo em ambiente marinho. A palavra anfioxo deriva do fato de esses animais terem o corpo afilado em duas pontas (anfi = dois).
Uma das principais características dos cordados é a presença da notocorda e do tubo nervoso dorsal. A notocorda é um cordão nervoso dorsal gelatinoso, encontrada dorsalmente ao longo do eixo longitudinal do corpo do animal.
Cordados Cephalochordata/Filo
O anfioxo passa a maior parte do tempo enterrado na areia do mar apenas com a boca para fora. Assim como todos os cefalocordados, sua alimentação é através da filtração de água através da faringe capturando moléculas orgânicas e pequenos nutrientes dissolvidos.
São classificados em três subfilos: urocordados, cefalocordados e vertebrados (ou craniados), sendo os dois primeiros também chamados de protocordados, não possuindo crânio nem vértebras.
Durante a fase larval, o anfioxo alimenta-se de plâncton e outras partículas presentes no meio, além de nadar ativamente. Após uma metamorfose para a fase adulta, o anfioxo passa a habitar o fundo do mar, enterrando-se na areia.
A respiração branquial é realizada por peixes, crustáceos, diversos anelídeos e moluscos. As brânquias, também chamadas de guelras, são as estruturas fundamentais para o processo da respiração branquial. Elas se situam em ambos os lados da cabeça e consistem de dobras externas presentes na superfície epitelial, altamente vascularizadas.
A respiração branquial ocorre em diferentes animais, como os peixes. É importante destacar que nem todos os peixes apresentam exclusivamente respiração branquial. Os chamados peixes pulmonados possuem brânquias reduzidas. Nesse grupo, vemos uma espécie de pulmão primitivo, o qual está ligado à faringe do animal.
Então, podemos distinguir quatro tipos de respiração dos anfíbios: 1 Respiração branquial. 2 Mecanismo da cavidade bucofaríngea. 3 Respiração através da pele ou tegumentos. 4 Respiração pulmonar. More ...
Respiração dos anfíbios através da pele e tegumentos A pele dos anfíbios é muito fina e desprotegida, por isso eles precisam mantê-la sempre úmida. Isso ocorre porque eles podem realizar trocas gasosas através desse órgão. Quando são girinos, a respiração através da pele é muito importante, e eles a combinam com a respiração branquial.
Qual a fórmula de desconto simples?
O que fazer diante de uma crise bipolar?
O que fazer para resolver as enchentes?
Como identificar um pesquisador no Currículo Lattes?
Como fazer adição de fração com denominador diferente?
Como resetar iPhone 6s pelos botões?
Como abrir cofre com combinação?
Como reiniciar as configurações do roteador?
O que é bom para tirar lodo do banheiro?
Como identificar os componentes de uma placa mãe?
Como resetar a BIOS pelo prompt de comando?
Quais são os açúcares redutores?
Como fazer reset na impressora HP c4280?
O que se coloca em negrito em uma referência?
Como saber se é um complemento nominal?