Para que ocorram infecções parasitárias é fundamental que haja elementos básicos expostos e adaptados às condições do meio. Os elementos básicos da cadeia de transmissão das infecções parasitárias são o hospedeiro, o agente infeccioso e o meio ambiente.
Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.
Essa cadeia, ou pro- cesso infeccioso, pode ser definida através de seis elos ou seja: agente infectante ou causal; reservatório e fonte; modo de saída do agente ou eliminação; modo de transferência do agente ou transmissão; modo de entrada do agente no hospedeiro; e hos- pedeiro susceptível(8,9,10).
A cadeia epidemiológica organiza a se- quência da interação entre o agente, o hospedeiro e o meio. Ela é composta por seis elementos, que devem estar presentes para que ocorra a infecção: agente infeccioso, fonte, porta de saída, forma de transmissão, porta de entrada e hospedeiro suscetível.
FONTE DE INFECÇÃO: pessoa, animal, objeto ou substância a partir do qual o agente é transmitido para o hospedeiro. FONTE PRIMÁRIA DE INFECÇÃO (reservatório): homem ou animal e, raramente, o solo ou vegetais, responsável pela sobrevivência de determinada espécie de agente etiológico na natureza.
A maioria das infecções hospitalares é transmitida por contágio direto, através de mãos contaminadas. A flora bacteriana das mãos é constituída de microorganismos residentes e transitórios.
A infecção hospitalar é definida como aquela adquirida após a internação do paciente e que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
FONTE DE INFECÇÃO: pessoa, animal, objeto ou substância a partir do qual o agente é transmitido para o hospedeiro. FONTE PRIMÁRIA DE INFECÇÃO (reservatório): homem ou animal e, raramente, o solo ou vegetais, responsável pela sobrevivência de determinada espécie de agente etiológico na natureza.
Uma infecçãoocorre quando microrganismos invadem tecidos corporais e causam doenças. As doenças infecciosas são, em geral, provocadas por bactérias, fungos, vírus, parasitas, etc. que invadem o corpo multiplicam-se e provocam a infecção.
Para que a cadeia de suprimentos funcione de maneira eficaz, o uso de softwares de gestão são muito importantes, pois eles auxiliam no andamento dos processos, na gestão do tempo, na entrega de informações ao fornecedor e na comunicação sobre imprevistos.
Existem diversos tipos de infecções, que são nomeadas de acordo com o local acometido, por exemplo, infecção de garganta, de ouvido, infecções sexualmente transmissíveis, infecções hospitalares, urinárias, de pele, pneumonias, infecções de sangue, do coração, nos olhos, entre outras.
O tratamento das infecções depende do agente patogênico associado, em casos onde a infecção é causada por bactérias, os antibióticos são prescritos.
Como obter o número do CR-V pela internet?
Como calcular 1-3 de férias da empregada doméstica?
Qual o juros da poupança hoje?
O que é o líquido que sai da borboleta?
Qual o principal propósito do sistema operacional?
Quem são as pessoas absolutamente incapazes?
O que é uma pelinha dentro da boca?
Qual o papel da Pedagogia nas atividades de séries iniciais?
Quanto ganha um professor com doutorado?
O que fazer para acelerar a recuperação do tornozelo?
Quais os gestos de um homem apaixonado?