Na via extrínseca (também conhecido como "via do receptor de morte"), a apoptose é desencadeada pela ativação induzida por ligante de receptores de morte na superfície da célula.
Como o nome sugere, via extrínseca, a ativação se dá por indução externa, onde uma célula atua induzindo a morte de outra célula. ... A célula forma as bolhas citoplasmáticas, que serão liberadas como corpos apoptóticos e que, posteriormente, serão fagocitados.
Os dois principais tipos de vias de apoptose são as vias intrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para se destruir de um dos seus próprios genes ou proteínas, devido à detecção de danos no DNA e vias extrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para iniciar a apoptose de outras células do organismo.
A apoptose é um processo organizado, no qual o conteúdo da célula é processado e compactado em pequenos pacotes de membrana para "coleta de lixo" por células do sistema imunológico. Ao contrário da necrose (morte por lesão), no qual o conteúdo da célula é expelido e causa inflamação.
Há duas principais vias de sinalização da apoptose: a via extrínseca (ou via dos receptores de morte celular) e a via intrínseca (ou via da mitocôndria), e evidências recentes apontam que essas duas vias estão ligadas e que moléculas de uma delas podem influenciar na outra.
39 curiosidades que você vai gostar
As organelas celulares chamadas mitocôndrias são os árbitros da apoptose, elas podem dar continuidade a ação ou retardá-la. As mitocôndrias contêm enzimas que produzem apoptose, e que adiam o processo. Por exemplo, a família de proteínas Bcl-2 adiam a apoptose.
Esse processo ocorre da seguinte maneira:retração da célula por causa da perda de aderência com outras células e com a substância extracelular;cromatina condensa-se e fica próxima à membrana nuclear, a qual não é lesionada;membrana celular forma prolongamentos conhecidos como “blebs”;
A apoptose pode ser descrita em uma seqüência de etapas facilmente identificadas ao microscópio de luz: 1ª Etapa: A cromatina, inicialmente esparsa e em transcrição, começa um processo rápido de condensação e inativação.
Processos patológicos -‐> apoptose desencadeada por: Vírus Hipóxia Substâncias químicas Agressão imunitária Radiações ionizantes Etc.
A coagulação pode ser dividida em duas vias: a extrínseca e a intrínseca. A via extrínseca inclui elementos do sangue e aqueles que também não são encontrados com frequência no espaço intravascular. A via intrínseca inicia-se com componentes que estão no espaço intravascular.
A via extrínseca opera na superfície das células que expressam FT para iniciar e amplificar o processo de coagulação. Os componentes da via intrínseca operam na superfície das plaquetas ativadas para produzir grande quantidade de trombina que resultará na formação e estabilização do coágulo de fibrina.
A apoptose regulada por p53, quando ativada pela via intrínseca, é dependente da ativação de Bcl-2, que controla a liberação da proteína citocromo C, a partir da membrana interna da mitocôndria, promovendo a morte celular (PECORINO, 2008).
A diferenciação celular consiste em um conjunto de processos que transformam e especializam as células embrionárias. ... Em outras palavras, cada diferente tipo de célula possui a inibição ou a ativação de determinados grupos de genes, responsáveis por definir a função de cada uma delas.
No desenvolvimento embrionário, a apoptose desempenha um papel vital na eliminação celular necessária ao aparecimento do lúmen das estruturas tubulares, formação das pregas interdigitais e involução dos vestígios filogenéticos2.
Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.
Durante o processo de apoptose a célula sofre uma série de alterações morfológicas como a diminuição do seu tamanho e volume e perda do contato com a matriz extracelular e células vizinhas. ... Devido a degradação do núcleo, o citoesqueleto sofre desestruturação e a célula perde sua forma original.
São características da apoptose, EXCETO: a) morte celular passiva, sem gasto de energia. b) afeta células isoladas. c) ocorre por estímulo fisiológico ou patológico. d) formação de corpos apoptóticos.
Nessa denominação, são tipos de morte celular:Apoptose intrínseca;Apoptose extrínseca:Necrose;Morte autofágica;Morte celular imunogênica;Morte celular dependente de lisossomo;Netose;Entose;
A mitocôndria no processo da apoptose
Quando liberado da mitocôndria, o citocromo-c se associa a duas proteínas presentes no citosol — a apaf-1 e a pró-caspase-9 ¾ e na presença de ATP, ativa a caspase-9. A caspase-9, por sua vez, ativa as pró-caspases-3 e 7, que executam o processo de apoptose.
A morte celular ocorre quando o processo de lesão celular é considerado irreversível. A membrana plasmática da célula perde a integridade e ocorre a fragmentação do núcleo celular, caracterizando esse processo (KROEMER et al. 2009).
Quando uma célula sofre lesões em sua membrana celular, sofre um processo citotóxico e morre. ... Estas células podem morrer também sem mesmo sofrerem lesões em suas membranas através de um processo de morte programada chamado de apoptose.
Processo pelo qual as células se tornam especializadas para realizar uma determinada função. Indiferenciadas ou pouco diferenciadas: células que perderam suas características de especialização e pouco se parecem com as células normais do organismo. ...
A palavra-chave para compreendermos o processo de diferenciação celular é inibição gênica. As células, apesar de terem o mesmo código genético, têm a capacidade de desligar ou ligar determinados grupos de genes, especializando-se em funções distintas. Isso ocorre com as chamadas células-tronco, que são indiferenciadas.
Os seres multicelulares são constituídos através de conjuntos de células distintas, onde cada uma é responsável por uma série de atividades. Os diferentes tipos celulares que compõem um organismo fazem com que os órgãos e tecidos desempenhem funções distintas e integradas.
Elas atuam neutralizando aquelas proteínas antiapoptóticas ao se ligarem a elas. Por um mecanismo pouco entendido, a ligação e a inibição permitem o agregamento de Bax e Bak na superfície da mitocôndria, a qual dispara a liberação de proteínas mitocondriais intermembranas que induzem a apoptose.
Como organizar um seminário passo a passo?
Como os índios marcavam a passagem do tempo?
Como incluir alunos com deficiência intelectual na sala de aula?
Como fazer uma festa de casamento civil?
Como os óvulos são produzidos?
Como organizar metas no papel?
Como funciona a bomba de roda d'água?
Como organizar escritório pequeno em casa?
Como funciona o setor de compras dentro de uma organização?
Como cobrar serviços de topografia?
Como se nomeia o ângulo obtido com as semirretas traçadas *?
Como incluir cadeirantes na educação física?
Qual a melhor versão do GTA 5 para PC?
Como se organizava sociedade cretense?