A partir do quarto dia, as larvas que darão origem a operárias passam a receber uma dieta diferente, rica em pólen. A partir daí, seu destino não pode mais ser alterado. Por isso, qualquer uma das larvas fêmeas pode virar uma rainha, basta continuar comendo essa dieta especial ao longo de todo o seu desenvolvimento.
A rainha é quase duas vezes maior do que as operárias e é a única fêmea fértil da colmeia, com um sistema reprodutivo bastante desenvolvido. Ela coloca cerca de 2.500 ovos por dia! Os ovos fertilizados produzem operárias e rainhas.
Preço de venda: Abelha rainha virgem, acondicionada em gaiola de transporte: R$ 25,00.
A rainha é a maior abelha da colônia. Suas asas só chegam até a metade do abdômen, enquanto as outras abelhas têm asas cobrindo completamente o abdômen. Uma abelha rainha é de cerca de 20 mm de tamanho.
Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial.
Quando adulta, a rainha possui quase o dobro do tamanho de uma operária e é a única fêmea fértil da colmeia, apresentando o aparelho reprodutor bem desenvolvido. O voo nupcial dá início à vida reprodutiva da rainha, que ocorre de 5 a 7 dias após o seu nascimento.
Alguns apicultores substituem a abelha rainha todos os anos para manter a colônia forte. As causas mais comuns da morte súbita de uma abelha rainha são doenças, ataques de predadores ou erros de apicultores. Quando uma abelha rainha morre de repente, a colônia fica abalada, mas age rapidamente para criar uma nova.
Ele realiza o voo nupcial, fecunda a abelha rainha e em algumas espécies, morre após a cópula ou é abandonado pela colônia de abelhas por não ter mais “utilidade”. São abelhas estéreis que executam funções diversas dentro da colmeia. Algumas são responsáveis pela alimentação da rainha, larvas e zangão.
A abelha rainha libera sinais químicos que impedem o funcionamento dos ovários de outras abelhas operárias. Mas logo depois que ela morre, esses sinais químicos desaparecem, o que significa que as abelhas operárias podem botar ovos, e o sistema altamente eficiente e rigidamente controlado se decompõe.
As abelhas pertencem ao Filo Artrópode, Classe Insecta, Ordem Himenóptera, Família Apoidea. São insetos sociais, ou seja, os indivíduos da espécie vivem juntos em colmeias e tem divisão de tarefas dentro dela. Apresentam heteromorfismo, há diferenças morfológicas relacionadas à função que desempenham dentro da colmeia.
Como juntar vários vídeos em um só no PowerPoint?
Como representar os números irracionais na reta numérica?
Qual o quadrado de um número inteiro?
É possível fazer estágio a distância?
O que significam as estrelas de um hotel?
O que significa o número da máquina de cortar cabelo?
Porque é que os pneus são pretos?
Como salvar os jogos na nuvem?
Quantos km dura um pneu run flat?
Como funciona a mente de um animal?
Quais são os bancos de investimento?
Qual a diferença entre as lâmpadas fluorescentes e incandescentes?
Qual o mecanismo de ação da ECA?
Como fazer um avião de papel simples passo a passo?
Como funciona cada vestibular?