A infecção pelo zika vírus durante a gravidez é uma causa de microcefalia. Durante a gravidez, a cabeça do bebê cresce porque o cérebro do bebê cresce. Pode ocorrer microcefalia porque o cérebro do bebê ainda não se desenvolveu adequadamente durante a gravidez ou parou de crescer após o nascimento.
A infecção pelo Zika vírus na gravidez representa risco para o bebê, isso porque o vírus consegue atravessar a placenta e atingir o cérebro do bebê e comprometer o seu desenvolvimento, resultando na microcefalia e outras alterações neurológicas, como falta de coordenação motora e deficiência cognitiva.
Como funciona o vírus? Tânia Saad: O vírus passa pela placenta e vai então acometer o tecido cerebral de uma forma que vai desacelerar o crescimento dos neurônios e células que existem. E é essa alteração do crescimento cerebral que vai acabar causando uma alteração na taxa de crescimento do osso.
Alguns recém-nascidos têm microcefalia, devido a mudanças em seus genes. Outra causa de microcefalia é a exposição, incluindo microcefalia grave, durante a gravidez, aos seguintes fatores de risco: Determinadas infecções, como rubéola, toxoplasmose ou citomegalovírus.
O que é a microcefalia e o histórico do zika no Brasil A microcefalia é resultado de alterações no processo de formação do sistema nervoso durante o desenvolvimento embrionário. Isso faz com que a cabeça e o cérebro do bebê sejam menores se comparados aos valores de referência para a idade.
Quais são os principais sintomas?
— É devido a isso que muitas crianças nascem com o tamanho da cabeça dentro do padrão, mas com o crânio tomado por líquor, e com a maior parte do cérebro calcificada. Essa anomalia provavelmente também é causada pelo zika e pode levar o bebê à morte.
A correlação foi inevitável, porque a maior parte das mães que deram à luz bebês com microcefalia havia sido infectada pelo vírus Zika, mas, até o momento, nenhum estudo científico havia conseguido comprovar a correlação entre o vírus e a doença cerebral.
Zika causa dano cerebral em qualquer fase da gravidez. O zika vírus pode causar danos ao bebê em qualquer fase da gravidez, e não apenas no início da gestação. Em geral, os danos são menores quando a mulher é infectada no final da gravidez, mas ainda existe risco de morte do feto, ...
No entanto, nenhum exame consegue comprovar que o Zika vírus esteve presente na corrente sanguínea do bebê em nenhum momento durante a gestação. Estudos realizados verificaram a presença do vírus no líquido amniótico, soro, tecido cerebral e LCR dos recém-nascidos com microcefalia, indicando que houve infecção.
A infecção pelo Zika vírus na gravidez representa risco para o bebê, isso porque o vírus consegue atravessar a placenta e atingir o cérebro do bebê e comprometer o seu desenvolvimento, resultando na microcefalia e outras alterações neurológicas, como falta de coordenação motora e deficiência cognitiva.
Apesar disso, nenhum exame consegue comprovar que o Zika vírus esteve presente na corrente sanguínea do bebê em nenhum momento durante a gestação. Mas acredita-se que a Zika seja a causadora da microcefalia porque quase todas as mães de bebês diagnosticados com essa doença apresentaram sintomas de Zika na gravidez.
Porque o Senhor restaurou a sorte de Sião?
Precisa cobrir a gaiola do periquito?
Qual vacina Butantan produz para Covid?
Qual o melhor site para criar árvore genealógica?
Qual o principal objetivo da biotransformação?
Como numerar os capítulos de TCC?
Qual o valor da Range Rover 2021 Evoque?
Qual é a definição de comportamento para a análise do comportamento?
Como voltar a ser branca depois do sol?
Quais são os processos de conformação?
Quantos segundos de música posso usar no podcast?
O que é cookies do seu browser?
Quanto tempo leva para aprender a tocar guitarra?
Quais são os recursos minerais de Minas Gerais?