2- O professor deve procurar sempre novos mecanismos de ensino, portanto, o uso de jogos deve ser uma ferramenta de aprendizagem. 3- O professor pode avaliar a ação do aluno e o comportamento do mesmo diante das dificuldades, estimular a criação de estratégias diferentes para obter o resultado pretendido pelo aluno.
Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. ... Através de simbolismos e do incentivo aos nossos sentidos, o jogo proporciona a assimilação do real e o entendimento de novos pontos de vista.
Aspectos importantes sobre o papel do educador: - Organizar e estruturar o espaço de forma a instigar na criança a necessidade de brincar, além de facilitar a seleção das brincadeiras. ... -O educador deve dar o tempo necessário às crianças para que as brincadeiras surjam se desenvolvam e se encerrem.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
Os jogos têm um papel no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado de domino do social da criança, através dos jogos é possível exercitar os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais.
A utilização de jogos no ambiente escolar trás muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem, como por exemplo, o jogo é um impulso natural da criança funcionado assim como grande motivador; a criança através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo do jogo; o ...
Os jogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação, desenvolvendo capacidades cognitivas e a coordenação motora. ... Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço.
Os jogos educativos ou didáticos quando orientados pelo professor, promovem a aprendizagem dos conteúdos, desenvolvendo o pensamento e levando a uma participação ativa. ... O jogo apresenta condições facilitadoras de aprendizagem, abrangendo os níveis: cognitivo, perceptivo, motor, social e afetivo.
Com esse propósito este estudo questiona-se: Quais os aspectos relevantes dos jogos e brincadeiras para os docentes na hora de ensinar para as crianças?
Também, o uso de jogos é uma das possibilidades para a resolução de problemas, cuja competência é indicada na segunda versão da Base Nacional Curricular Comum. As vantagens e as limitações do uso de jogos no ensino da Matemática são discutidas e, por fim, as desvantagens são relacionadas com a postura do professor frente a essa metodologia.
Além disso, nos PCN's existe a defesa de que os jogos podem contribuir na formação de atitudes – construção de uma atitude positiva perante os erros, na socialização (decisões tomadas em grupo), enfrentar desafios, desenvolvimento da crítica, da intuição, da criação de estratégias e dos processos psicológicos básicos.
A metodologia de pesquisa utilizada para o trabalho será de cunho bibliográfico. Atualmente, o jogo é um tópico de pesquisa crescente. Há várias teorias que procuram estudar alguns aspectos particulares do comportamento lúdico.
Como importar PDF para AutoCAD 2015?
Como editar um arquivo do Corel?
Quanto tempo demora o clareamento dental caseiro?
Como salvar os favoritos do Chrome em uma pasta?
Como salvar na memória da calculadora científica?
Quanto custa a passagem de ônibus de Santos para Mongaguá?
Como salvar um arquivo do Illustrator em Corel?
Como é feito o diagnóstico laboratorial do diabetes mellitus?
Como recuperar um rascunho do TikTok?
Como salvar um arquivo PDF com data retroativa?
O que dá pra fazer com impressora Sublimatica?
Como salvar uma playlist no celular?
Como colocar cedilha no Chromebook?
Como salvar um link em uma pasta?
O que é lente macro para celular?
Como salvar um documento do Excel em PDF?