DEFESA DIGESTIVO E SISTEMA IMUNOLÓGICO DO URUBU O urubu consegue comer carne em decomposição sem passar mal devido ao fato de seu estômago secretar um suco gástrico que neutraliza as bactérias e toxinas presentes na carne putrificada.
O urubu possui sentidos muito apurados: a visão e o olfato. No caso de seu olfato, ele pode detectar carne em processo de decomposição em concentrações tão pequenas quanto pequenas partículas por bilhão no ar. Eles procuram odores de animais mortos enquanto voam em colunas de ar.
Os urubus alimentam-se, principalmente, de carcaças de animais em decomposição. Os urubus apresentam várias adaptações relacionadas com sua forma de alimentação. Por apresentarem hábitos carniceiros, são animais com olfato altamente desenvolvido.
Atraídos pelo lixo deixado pelos visitantes e pelos prédios altos da região, onde costumam botar seus ovos, eles estão sempre ali, enfeando o pedaço.
Espertos, os urubus aproveitam as correntes de ar quente para planar por horas a fio sem fazer esforço. Eles fazem movimentos ascendentes em espiral em largos círculos e voam dezenas de quilômetros atrás de alimento. No solo, quando se sentem ameaçados, regurgitam para perder peso e alçar vôo com mais rapidez.
Transmite doença? Mesmo se alimentando de carniça e alimentos estragados, o urubu não transmite doenças, segundo o biólogo Luiz Francisco Sanfilippo, do Zoológico de São Paulo. Ele também explica por que o bicho consegue a proeza de comer porcaria e não passar mal.
Comportamento. Ave diurna, pousa nas árvores mais altas da mata, onde costuma dormir. Passar a noite empoleirada em um galho, sempre no mesmo lugar, o urubu rei levanta voo quando o sol nasce e plana acima do topo das árvores.
Esse estranho hábito alimentar faz do urubu uma ave de importante papel sanitário, pois retiram o material orgânico em decomposição da superfície do solo. Constrói seu ninho no solo entre vegetação densa ou espinhosa, ou em cavidades sob rochas ou árvores.
Os urubus são aves pertencentes a ordem cathartiformes, diferente dos abutres do Velho Mundo, pertencentes à ordem accipitriformes. Eles possuem poucos predadores, sendo jiboias, sucuris e pequenos mamíferos carnívoros os mais conhecidos.
Além do planeio passivo, batem ativamente as asas, produzindo um ruído forte e característico. Outro som único é produzido pelas asas, soando como se fosse um avião a jato.
Os urubus, que se alimentam de carniça, não tem esse problema devido ao seu suco gástrico extremamente ácido que elimina bactérias e outros micro-organismos além de um sistema imunológico muito forte. Aliás, essa seria a explicação para o fato de nunca se ter visto um urubu se alimentando de outro urubu morto.
Apesar dessas aves ter um dos sistemas imunológicos mais fortes dentre os seres vivos e um suco gástrico capaz de eliminar quase todas as bactérias desenvolveram um limite de estado de putrefação para se alimentar. Essa conclusão é de cientistas que acompanharam a rotina das aves de rapina que se alimentam de carniça.
Destaca-se dos outros urubus pelo desenho branco e preto da asa e pela cauda muito curta, o que lhe dá uma aparência arredondada em voo. Quando está sobrevoando uma área, chama a atenção o contraste entre o negro da cauda e asas com o corpo todo branco do adulto.
Em grandes centros urbanos os urubus funcionam como os ‘faxineiros’ que diminuem a quantidade de agentes causadores de doenças. Para entender porque o suco gástrico dos urubus é tão poderoso devemos retomar conceitos básicos de química a respeito de pH.
O que é um auxiliar de topografia?
De quem é a responsabilidade do ECA?
Quais são os 3 componentes da remuneração total?
Como mudar de categoria B para C?
Quais são os direitos humanos ONU?
Qual a área que dá mais dinheiro no Brasil?
O que podemos fazer para ajudar a preservar o meio ambiente?
Quais as desvantagens de ser um microempreendedor individual?
Qual o teor alcoólico de cada cerveja?
Que tipo de material e polipropileno?
Quem é o homem mais rico 2020?
O que é bom para diminuir o hormônio feminino?
Quais legumes podem ser congelados crus?
Como escrever em formato de artigo?
Qual o papel do professor como sujeito mediador da atividade lúdica na infância?
O que é a mais-valia relativa?
Quais são as características de um classificado?