O tratamento paliativo visa oferecer cuidados completos aos pacientes afetados e a suas famílias. Isso inclui o controle da dor e outros sintomas, bem como a resolução de problemas psicológicos, sociais e espirituais, um trabalho que deve ser feito por uma equipe multidisciplinar de profissionais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da ...
Cuidados paliativos são bem aceitos pelos familiares dos pacientes com demência avançada, mas são pouco promovidos pelos profissionais de saúde. Um aspecto particular é a doença de Alzheimer em que a perda da cognição acarreta perda de qualidade de vida, de respeito e de dignidade humanos e gera exclusão social.
Quando os cuidados paliativos devem começar? Os cuidados paliativos são realizados quando o tratamento curativo não está mais atuando, ou seja, quando deixa de fazer o efeito esperado de cura ou redução do tumor.
Entretanto, às vezes, é necessário fazer uma estimativa do tempo de vida que provavelmente resta à pessoa. Por exemplo, os cuidados paliativos geralmente exigem o prognóstico médico de menos de seis meses de vida.
Seus princípios são: Promover o alívio da dor e de outros sintomas. Afirmar a vida e considerar a morte como um processo natural. Não acelerar nem adiar a morte. Integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente.
Principais cuidados na fase final de vida: Explicar os objetivos de cuidados de conforto para aliviar a dor e outros sintomas para o paciente e a família. Usar uma comunicação apropriada para que a família/ cuidador entendam o plano de cuidados e alinhem as expectativas para esta fase.
Oficialmente, os cuidados paliativos surgiram como prática na área da saúde na década de 1960 no Reino Unido com a médica, enfermeira e assistente de saúde Cicely Saunders, que dedicou sua vida ao trabalho para alívio do sofrimento humano.
A palavra paliativo é derivada do latim ‘pallium’ que significa manto. Na época das Cruzadas, os cavaleiros utilizavam esse manto para protegê-los das intempéries do caminho durante a longa jornada. Então, de uma maneira simples, Cuidado paliativo é Cuidado de Proteção.
Elaborado pelo comitê de gestão, estudo apresenta as médias e medianas salariais de profissionais que atuam em cuidados paliativos em todo Brasil Lançamento foi realizado no dia 27/05 pelos autores da edição, e quem não pode participar poderá acessar o material completo no site
Lançado no VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, livro no formato ebook está disponível na Amazon, associados tem como beneficio 80% de desconto na aquisição
Quais são as fases do Romantismo?
Como é feito o cálculo de rescisão de contrato de aluguel?
Como falar com atendente do cartão Itaú?
Quantas pessoas tiraram 900 no Enem?
Quantos filhos tem o sheik de Dubai?
É cabível habeas corpus contra punição disciplinar imposta a militar?
Pode vender VAPE no Instagram?
Quanto tempo dura um dente com tratamento de canal?
Tem como colocar filtro na chamada de vídeo do Instagram?
Quais profissionais podem aplicar Criolipólise?
Quais os sintomas de corpo estranho na garganta?
Quais especialidades do clínico geral?
Quanto tempo ocorre a osseointegração?
O que é força de atrito exemplos?
Como os fatores socioeconômicos podem influenciar na qualidade de vida?
Onde fica a pasta de jogos do Windows?