A formação dos solos a partir da rocha Para que a rocha se transforme em solo é necessário que ocorra o intemperismo. Esse é o processo de erosão e decomposição das rochas. Para que isso ocorra, é necessário que a rocha fique exposta aos agentes erosivos por um longo período.
Na superfície terrestre, as rochas mais abundantes certamente são as rochas sedimentares. Essas são formadas em decorrência de processos de compactação e deposição de diversos segmentos no decorrer dos anos passados.
O intemperismo faz com que as rochas percam sua coesão, sendo erodidas, transportadas e depositadas em depressões onde, após a diagênese, passam a constituir as rochas sedimentares.
O relevo é considerado um importante fator na formação do solo, pois é responsável pelo controle de toda dinâmica dos fluxos de água na paisagem, como lixiviação de solutos, atuação de processos erosivos e condições de drenagem (Anjos et al., 1998).
O planeta Terra é formado por camadas. A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Tipos de Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.
3) Granito 26,0 Diorito 27,9 Basalto 27,1 Sal-gema 20,6 Gesso 22,5 Calcário denso 20,9 Argilito 22,1 Xisto argiloso 25.7 Mármore 27,0 Micaxisto 27,6 A quantidade de água na rocha pode ser quantificada pelo teor em água ( w) que é a razão entre o peso da água presente numa determinada amostra e o seu peso seco.
W W w GEOLOGIA DE ENGENHARIA PROPRIEDADES ÍNDICE E CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS3.5 3.2.3 Permeabilidade A facilidade de escoamento da água através de um meio contínuo é avaliada através do coeficiente de permeabilidade ( k). A permeabilidade das rochas, em comparação com a dos solos, é geralmente muito baixa (Tabela 3.4).
A determinação da composição mineralógica das rochas conduz, juntamente com a sua textura, tamanho dos grãos, cor, e outras propriedades, à sua classificação geológica (Tabela 3.1). Referem-se em seguida algumas propriedades físicas mais importantes na identificação das rochas.
Foi assim, pela ação do intemperismo, que, lentamente, o solo se formou. E é dessa mesma maneira que está continuamente se remodelando. Os seres vivos também contribuem para esse processo de transformação das rochas em solo. Acompanhe o esquema abaixo: A chuva e o vento desintegram as rochas.
Qual é a importância do hip hop?
Quantas pessoas no Brasil tem o nome Emanuel?
Quantas frutas do diabo existe?
Quantos alunos o Brasil tem no ensino médio?
Quais os sinais de que um homem te ama?
Como definir metas de curto médio e longo prazo?
Como tomar creatina para hipertrofia?
Qual exame detecta taquicardia?
Como saber quais aplicativos são pagos no iPhone?
Qual a diferença entre TEA e autismo?
O que vem primeiro sérum ou hidratante?
O que é preciso para ser um instrutor de autoescola?
O que significa ter medo do escuro?
Como conviver com pessoas idosas que sempre foram difíceis?