De que forma o TDAH interfere na vida social? Está ligado na capacidade de fazer e de manter amigos, já que não conseguem esperar a sua vez nas brincadeiras. É difícil seguirem regras e é comum serem vistas pelos adultos como mal educadas.
Os sintomas do TDAH na fase adulta podem ocasionar prejuízos no trabalho, nas relações sociais e amorosas, problemas com condução de veículos, drogas, crimes, imagem corporal, autoestima e queixas de dificuldades com a memória, dificuldades com lazer, espiritualidade, segurança, relações sexuais, ambiente familiar…
O TDAH pode dificultar os relacionamentos afetivos e sociais, e a impulsividade gerar rejeições entre colegas de escola e professores. Para Harpin (2005), características negativas podem estar associadas aos diferentes estágios de desenvolvimento.
As pistas do TDAH
A pessoa tem dificuldade constante em se concentrar e se organizar. Esquece tarefas, comete erros ou se distrai facilmente onde está. É o famoso age ou responde antes de pensar, o que inclui interromper e não ouvir ou obedecer os outros — e receber recriminações por isso.
Porém, o que muitas pessoas desconhecem é que o TDAH pode também persistir na vida adulta da pessoa. Descuido nas atividades, falta de organização, dificuldade em manter a concentração e atenção, inquietude e hiperatividade são apenas alguns dos sintomas típicos do adulto com TDAH.
20 curiosidades que você vai gostar
O tratamento para o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), juntamente com os riscos relacionados à saúde que ele representa, tem a possibilidade de adicionar uma média de 9 a 13 anos à expectativa de vida de crianças e adultos diagnosticados com TDAH.
Fato: é um pouco difícil amar alguém com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Talvez você se sinta como em um campo minado, sem saber ao certo o que dizer, sem saber qual reação virá. Qualquer palavra sua, por melhor intencionada que seja, pode detonar uma explosão de emoções.
– Pessoas com TDAH são menos inteligentes que as outras? Mito. Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.
Os sintomas do TDAH na pessoa adulta são diferentes dos apresentados na infância e adolescência. Assim, a desatenção aparece mais como uma desorganização, falta de planejamento de atividades e dificuldade com a noção de tempo. Já a hiperatividade se manifesta como desconforto pela quietude.
Sabemos hoje que crianças com TDAH têm em regra menos 12 anos de expectativa de vida, comparado com crianças sem a patologia. O curso e os sintomas do TDAH podem mudar ao longo do tempo e a evidência disponível até hoje é pobre e amplamente inconsistente em relação aos preditores de persistência ou remissão.
As crianças com TDAH apresentam maior dificuldade para aprendizagem e problemas de desempenho em testes e funcionamento cognitivo em relação aos seus colegas, principalmente por dificuldades nas suas habilidades organizacionais, capacidades de linguagem expressiva e/ou controle motor fino ou grosso.
Na escola é necessário que haja alguma forma em que possa beneficiar a criança portadora do TDAH, ficar atento para o histórico das famílias e estar o mais próximo possível de todos, procurando estar em contato com os responsáveis, firmando assim um vinculo verdadeiro com o intuito de ajudar o aluno e toda a família, o ...
Lidar com o TDAH na escola requer atenção e cuidado com as crianças que têm o transtorno.
...
Oferecer apoio organizacionalfazer as tarefas do dia;anotar as dúvidas;verificar as dificuldades;estudar para as provas;organizar o material.
Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites. Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos).
De forma geral, o indivíduo com TDAH pode apresentar desempenho abaixo do esperado, alcançar escolaridade menor, e apresentar maior probabilidade de desemprego, insucesso profissional, e problemas de relacionamento interpessoal no trabalho.
Seguem algumas razões pelas quais Hammer diz que o TDAH pode causar problemas para manter amigos: Você se sente sobrecarregado. Quando estamos sobrecarregados, até pensar em fazer mais uma coisa é demais. Se essa “mais uma coisa” for para outra pessoa, ela pode facilmente nunca chegar aos nossos radares pessoais.
A neurobiologia do TDAH
A teoria científica atual defende que no TDAH existe uma disfunção da neurotransmissão dopaminérgica na área frontal (pré-frontal, frontal motora, giro cíngulo); regiões subcorticais (estriado, tálamo médiodorsal) e a região límbica cerebral (núcleo acumbens, amígdala e hipocampo).
Principais características de quem tem TDAHDificuldade em prestar atenção a detalhes e tarefas;Parece não escutar quando se fala diretamente com ele (a);Não segue instruções tem problema em terminar tarefas do dia a dia;Tem dificuldade para se organizar;Perde coisas necessárias para fazer tarefas do dia a dia;
O professor Michael Fitzgerald alegou que foi possível identificar traços de TDAH em uma lista de figuras históricas, como Júlio Verne, Mark Twain, Sir Walter Raleigh, Thomas Edison, Oscar Wilde, James Dean, Clark Gable e até mesmo Che Guevara.
São altas as chances de que, se uma pessoa com TDAH tiver filhos, eles também tenham TDAH. No entanto, existem mais causas potenciais para o transtorno, além de apenas seus genes. Ou seja, apesar dessa forte ligação genética, se alguém tem TDAH, isso não significa automaticamente que seu filho também terá.
O relacionamento a dois do portador de TDAH é muitas vezes uma prova de paciência para ambos: ao portador cabe um grande esforço para tentar vencer as limitações impostas pela enfermidade, e o parceiro precisa ter paciência redobrada para lidar com a desatenção crônica a os esquecimentos freqüentes.
– Seja aberto com seu parceiro sobre seus sintomas de TDAH, como falta de foco e irritabilidade. Saiba, lembre, reforce que isso não é culpa sua e não tem relação com seu parceiro. – Explique o que lhe dá prazer. Se você não gosta de ser tocado o tempo todo, diga isso ao outro.
“Performance insuficiente na escola, problemas na vida social, abuso de substâncias, acidentes de carro, chance reduzida de prosseguir os estudos até a universidade. No caso dos adultos, a falta de tratamento também afeta o trabalho e a renda, a satisfação no casamento e a chance de divórcio.”
4 – Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
TDAH na escola: o papel dos professores
Uma vez percebida a dificuldade do aluno e realizado o diagnóstico, vale até mesmo dedicar uma atenção especial ao ensino dessa criança. Isso significa buscar ensinar o conteúdo de uma forma que faça mais sentido para ele absorver.
Qual era a visão dos indígenas?
Como é feita a salsicha de frango?
Como era a ética na antiguidade grega?
O que posso fazer com latas de leite vazias?
O que acontece se emendar a resistência do chuveiro?
Como realizar a análise quantitativa dos riscos?
O que fazer com tacos antigos?
Como instalar coifa de parede com saída externa?
O que significa adesão ao serviço?
O que fazer com almofadas velhas?
Quanto tempo demora para reativar o Coren?
Onde fica o Templo de Salomão nos dias de hoje?
Como ativar e desativar alarme?
Como fazer a têmpera do ferro?