O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
A luz propaga-se no vácuo com a velocidade limite conhecida: cerca de 300 mil quilômetros por segundo. A velocidade da luz mede o espaço percorrido pelas ondas eletromagnéticas a cada segundo. No vácuo, as ondas eletromagnéticas propagam-se com velocidade constante de, aproximadamente, 299.792.458 metros por segundo.
Outra diferença entre som e luz é a direção de suas vibrações: A luz é uma onda transversal . Nesse tipo de onda, a vibração individual das partículas ocorre em uma direção perpendicular à propagação da onda como um todo:
Já em um material como o vidro, pouco mais de um terço dessa velocidade é perdida. A velocidade do som no ar vale aproximadamente 340 m/s. Já na água, um meio material mais elástico, essa velocidade é quatro vezes maior! Essa diferença absurda entre as velocidades do som e da luz tem diversas consequências interessantes.
Elas não transportam o meio em si, apenas energia através dele (na forma de vibrações): O Som precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ele não se propaga no Vácuo. Em contrapartida, a luz é um exemplo de onda eletromagnética. Esse tipo de onda não depende de um meio material para se propagar.
As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre. Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons
Como funciona a fundição do alumínio?
Como terceirizar meus funcionários?
Como funciona um óculos bifocal?
O que é uma fábrica de tecelagem?
Como funciona uma fossa séptica biodigestora?
Como tirar um áudio de um filme Dual Audio?
Qual a diferença entre lavadora automática para semi automática?
Como limpar sua vara de pesca?
Como uma embarcação a vela consegue navegar contra o vento?