Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. Luz: A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.
O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
Cada comprimento de onda corresponde a uma cor – ou seja, ao ser captado individualmente por nossos olhos, ele é convertido em impulsos elétricos que fazem o cérebro perceber aquela cor. O vermelho, por exemplo, tem comprimento de onda de 0,7 mícron (0,7 milésimo de 1 milímetro) e o amarelo, de 0,6 mícron.
Som e vibração. O som é uma forma de energia causada por vibração; combinando com o ritmo, resulta em música. As vibrações passam para a atmosfera sob a forma de propagação ondulatória quando então o ouvido humano torna-se capaz de captá-las, resta o cérebro para fazer a interpretação para dar sentido.
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.
Podemos caracterizar a cor de um objeto pela frequência da luz. ... Quando vemos um objeto negro, é porque ele está absorvendo toda a luz que incide sobre ele. Entre um corpo que reflete toda a luz (objeto branco) e um objeto que absorve toda a luz (objeto negro), temos objetos que refletem algumas cores e absorvem outras.
Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria. Elas podem necessitar ou não de um meio de propagação.
O tempo transcorrido entre a luz e o som foi de seis segundos. A equipe do sargento deverá orientar-se pelo foguete e determinar a distância aproximada do outro grupo. Como eles deverão fazer isso?
Já em um material como o vidro, pouco mais de um terço dessa velocidade é perdida. A velocidade do som no ar vale aproximadamente 340 m/s. Já na água, um meio material mais elástico, essa velocidade é quatro vezes maior! Essa diferença absurda entre as velocidades do som e da luz tem diversas consequências interessantes.
Outra diferença entre som e luz é a direção de suas vibrações: A luz é uma onda transversal . Nesse tipo de onda, a vibração individual das partículas ocorre em uma direção perpendicular à propagação da onda como um todo:
Elas não transportam o meio em si, apenas energia através dele (na forma de vibrações): O Som precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ele não se propaga no Vácuo. Em contrapartida, a luz é um exemplo de onda eletromagnética. Esse tipo de onda não depende de um meio material para se propagar.
Quanto tempo dura um câmbio CVT?
Qual a hashtag mais usada hoje no Brasil?
O que é um alimento de origem vegetal?
Qual a diferença entre estado vegetativo e morte cerebral?
Como é a embriologia dos nematelmintos?
Quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 800 pontos?
Como uma conta corrente fica inativa?
Quais são as 4 personalidades?
Como saber se a endometriose está avançada?
Quais são as características da religião na Idade Média?
Qual a diferença de remoção para apreensão?
Quais são os tipos de narrativas digitais?