REGULAÇÃO RESPIRATÓRIA DO EQUILÍBRIO ÁCIDO-BÁSICO Na discussão da equação de Henderson-Hasselbalch, foi assinalado que a ocorrência de aumento da concentração de dióxido de carbono nos líquidos corporais diminui o pH para o lado ácido, enquanto a redução do dióxido de carbono eleva o pH para o lado alcalino.
O equilíbrio ácido-base do organismo é essencial para se ser saudável. Muitas reacções enzimáticas dependem da manutenção de um estreito limite do pH dos meios extra e intracelulares. Uma ruptura deste equilíbrio pode estar na origem de inúmeros problemas de saúde.
O papel dos rins na manutenção do equilíbrio ácido-base é, pois, facilitar a excreção de radicais ácidos e conservar bases, o que é feito através da secreção tubular de hidrogênio e amônio e da reabsorção tubular de bicarbonato.
Há 3 mecanismos gerais para a sua instalação: 1- a perda de ácido (ex.: perdas de ácido clorídrico nos vómitos); 2- Aporte de bases (ex.: administração de bicarbonato na ressuscitação); 3- Contração do volume extracelular, com perda de fluídos contendo mais Cl- do que HCO3-.
Os rins controlam o pH ajustando a quantidade de HCO3− que é excretada ou reabsorvida. A reabsorção de HCO3− é equivalente a excretar H+ livre. As alterações na manipulação ácido-base renal ocorrem horas a dias após as alterações do estado ácido-base.
Com o aumento do pH arterial ocorre um aumento da disponibilidade intracelular de íons Hidrogênio, elevando assim a sua secreção para o lúmen tubular. Como cada íon H+ secretado resulta na adição de um íon bicarbonato ao plasma, o pH do sangue tende a se normalizar.
Os desequilíbrios ácido-base são alterações patológicas da pressão parcial de dióxido de carbono (Pco2) ou de bicarbonato sérico (HCO3−) que tipicamente produzem valores de pH arterial anormais. Acidemia ocorre quando o pH plasmático é < 7,35. Alcalemia se dá quando o pH plasmático > 7,45.
A concentração de ácido aumenta quando o atleta excede o que é chamado de “limiar de lactato”, ponto em que o corpo não é capaz de eliminar ou neutralizar os resíduos ácidos produzidos de uma maneira eficiente o que resulta em um excesso de ácido no organismo que tende a baixar o pH do sangue.
Os parâmetros importantes para análise do estado de equilíbrio ácido-base são o pH, a tensão parcial de dióxido de carbono no sangue (PCO2) e o teor de bicarbonato (HCO3). O pH define se há acidose ou alcalose, se seu valor estiver abaixo ou acima da faixa de normalidade do sangue.
O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da ... respiração. São eles que permitem o ...
O pulmão excreta mais de 10.000 mEq de ácido carbônico por dia comparados com menos de 100 mEq de ácidos fixos pelo rim. A regulação de íons hidrogênio é primordial, sendo que quase todos os sistemas enzimáticos do organismo são influenciados pela concentração dos mesmos.
A compensação renal ocorre por uma excreção aumentada de bicarbonato, assim fazendo a relação HCO3-/Pco2 voltar ao normal. A acidose metabólica refere-se a todos os outros tipos de acidose além daquelas causadas pelo excesso de CO2 nos líquidos corporais, provocando uma queda na proporção de HCO3- para Pco2, diminuindo assim o pH.
Como tirar o cloro da água para o peixe?
O que tira cola de tecido da parede?
O que significa algo para defender?
Pode colar prótese dentária com Super Bonder?
Como se escreve a palavra esteticista?
Onde tirar o comprovante do INSS?
Qual a forma correta de boemia?
Qual o significado de colou não?
Como eliminar comedões no rosto?
O que é preciso para ser um bom jornalista?
Como contar as linhas no WordPad?
O que fazer para tirar cola Super Bonder da roupa?
Como tirar as cicatrizes de acne do rosto?