Quando o sistema nervoso percebe que a temperatura está muito baixa, ele ativa músculos bem pequenos, que ficam perto das raízes dos pelos. Esses músculos se contraem e os pelos ficam em pé. Aí, os fios formam um tipo de camada protetora, que age como cobertor natural.
Passando para um cenário de frio extremo, temperaturas excessivamente geladas podem provocar sensação de queimadura (em vez de congelamento), amnésia e até mesmo perda de consciência. Estudos estimam que quando a temperatura interna corpo atinge 23°C, os órgãos param de funcionar.
Porque a diminuição da temperatura provoca a contração dos vasos do corpo. Todos eles se contraem, mas nas extremidades o efeito é maior porque estão mais expostos ao frio. Em conseqüência, a quantidade de sangue que chega a essas regiões diminui muito.
Os motivos mais comuns são o frio e o medo. “Ficamos arrepiados porque nossos pêlos são erguidos pela ação de pequeninos músculos existentes na pele. Esses músculos entram em ação sob o comando de algumas partes do cérebro, responsáveis pelas reações de medo”, diz o neurologista Benito Pereira Damas, da Unicamp.
Devido a baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura e enviar a energia para os locais mais vitais, como cérebro, coração, pulmão e outros órgãos internos.
Sentir frio pode indicar problemas de saúde Frio constante nas mãos e nos pés pode indicar um quadro de anemia, pois a falta de ferro no sangue, principal característica da condição, atrapalha a circulação. 2. O frio nas extremidades do corpo ainda pode ser sinal de insuficiência cardíaca.
A ciência explica que todas estas reações são pura Química. A sensação de frio está associada a processos endotérmicos. Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento.
Ninguém gosta de sentir frio, mas às vezes não há escolha. O clima frio pode causar desconforto físico, doenças e uma sensação letárgica em quem não está equipado o suficiente para lidar com ele.
Normalmente, não há perigo em um ambiente frio, desde que a temperatura não esteja baixa o suficiente para abaixar a temperatura interna do corpo e a exposição não seja prolongada. A exposição ao frio não se torna letal até que a temperatura interna do corpo alcance 35 °C. Caso isso ocorra, é melhor engolir o orgulho e procurar o calor! [19]
No frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que acaba reduzindo a capacidade de defesa do organismo. Além disso, ambientes fechados, com grande quantidade de pessoas, facilitam a transmissão de vírus.
As sensações de frio e calor são causadas por sensores espalhados por todo o corpo. A concentração e localização destes sensores variam de pessoa para pessoa – o que ajuda a explicar por que uns podem sentir mais frio no pescoço e outros na orelha sob uma mesma temperatura.
Quais os tipos de poluentes causados pelas indústrias?
Como saber se fizeram cartão de crédito no meu nome?
Quais países mais fácil para conseguir o visto?
Como o planejamento financeiro familiar pode ajudar na realização de sonhos?
Quanto preciso investir para ter uma renda de 500 reais?
Como tratar a ansiedade moderada?
Como fazer um projeto de permacultura?
Como evoluir o Scyther para Scizor?
Qual a conduta quando o paciente apresenta uma broncoaspiração?
Qual o melhor colágeno para a pele do rosto?
Como desativar o encaminhamento de chamadas ativado?
Como perder a vergonha de falar com as pessoas?
Qual principal sintoma que os nematoides podem causar nas plantas?
Quem pode ser procurador do município?