Resumo: O Sistema Nervoso Autônomo, através das vias simpáticas e parassimpáticas, controlam o sistema cardiovascular agindo com a liberação de neurotransmissores que podem aumentar ou diminuir a freqüência cardíaca.
Isso ocorre porque o ritmo cardíaco é controlado pelo sistema nervoso, mais especificamente, pelo sistema nervoso autônomo simpático (SNAS) e parassimpático (SNAP). O Sistema Nervoso atua sobre uma célula localizada no nódulo sinoatrial, entre as artérias e os átrios chamada de célula marca-passo.
Nódulo sinoatrial (SA) ou marcapasso ou nó sino-atrial: região especial do coração, que controla a frequência cardíaca. Localiza-se perto da junção entre o átrio direito e a veia cava superior e é constituído por um aglomerado de células musculares especializadas.
O sistema nervoso autônomo (SNA) influencia tônica e reflexamente as principais variáveis do sistema cardiovascular, tais como frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), resistência vascular periférica (RVP) e débito cardíaco (DC)13.
O sistema nervoso autônomo controla os processos internos do corpo tais como os seguintes: Pressão arterial. Frequências cardíaca e respiratória. Temperatura corporal.
A frequência cardíaca é representada pelo número de vezes que o coração bate por minuto, seria um indicador do trabalho cardíaco. É controlada pelo nódulo sinoatrial (SA) também conhecido como o marca-passo natural do coração. O valor de referência da frequência cardíaca pode variar com a idade do paciente.
O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos.
Esta condição é causada pelo envelhecimento natural do tecido cardíaco, por lesões no coração causadas por ataques cardíacos, por doenças congênitas na formação do coração, por infecções chamadas miocardites (que ocorrem no tecido muscular cardíaco), por hipotireoidismo, complicações de cirurgias cardíacas, ...
O SNP Autônomo Simpático. No Sistema Nervoso Autônomo Simpático, os nervos partem da medula espinhal e formam-se gânglios nervosos paralelos à medula, distante dos órgãos inervados por eles. Os núcleos nervosos - grupos de células nervosas - do Sistema Simpático localizam-se nas porções torácica e lombar da medula espinhal.
No entanto, o mecanismo de atuação do sistema nervoso simpático em qualquer situação de perigo ou ansiedade é um dos processos mais complexos e impressionantes. Vamos ver em um esquema como esse sistema reage a um estímulo ameaçador:
O sistema nervoso simpático estimula ações que permitem ao organismo responder a situações de estresse, como a reação de lutar, fugir ou uma discussão.
Esses efeitos são transmitidos através dos centros de controlo cardiovascular da porção inferior do tronco cerebral, e daí passam a ser transmitidos através do sistema nervoso autónomo.
Como tirar ferrugem de vasilha?
O que devo comer nos primeiros meses de gravidez?
Quais os tamanhos de corrediças para gavetas?
Como limpar o forno com limpa forno?
Qual o tamanho da carroceria do caminhão Bitruck?
Como faço para apagar os links copiados?
Como saber se a pessoa apaga as conversas do WhatsApp?
Quais os componentes do saco Coriônico é que estrutura Ele formará?
É possível cumular a remição pelo trabalho e pelo estudo?
O que é pior fratura ou luxação?