Imunidade humoral Esses anticorpos podem exercer efeitos antitumorais mediante a fixação do complemento ou por servir como uma bandeira para destruição das células tumorais por células T (citotoxicidade mediada por célula anticorpo-dependente).
Cabe aos linfócitos a atividade de atacar as células do corpo infectadas por vírus oncogênicos (capazes de causar câncer) ou as células em transformação maligna, bem como de secretar substâncias chamadas de linfocinas. As linfocinas regulam o crescimento e o amadurecimento de outras células e do próprio sistema imune.
Dentre os mecanismo de escape frequentemente encontrado em tumores, podemos descrever a expressão de moléculas inibitórias pelas células tumorais. Essas moléculas inibem ou impedem a ativação de células imunes, levando a eliminação ou inibição destas células que entram em contato com o tumor.
ESCAPE DA VIGILÂNCIA IMUNOLÓGICA Tumores evadem o reconhecimento imune por meio de vários mecanismos. Tumores podem não expressar neo-antígenos que são imunogênicos ou eles falham na expressão de moléculas co- estimulatórias necessárias para a ativação das células T.
Mecanismos de escape da resposta imune anticâncer As células tumorais podem expressar apenas baixos níveis de antígenos tumor-associados em sítios crípticos que estão cobertos por moléculas do glicocálix, ou podem sofrer modulação antigênica via liberação de antígenos tumorais.
Mais recentemente, demonstrou-se que as células envolvidas na regressão das neoplasias neste modelo são principalmente da imunidade inata (células NK, neutrófilos e macrófagos).
As células T auxiliares (Th) reconhecem os antígenos tumorais que se destacam de tumores e foram internalizadas, processadas e apresentadas em associação com MHC classe II em células apresentadoras de antígenos. Essas células Th, quando ativadas, irão produzir citocinas.
Os mecanismo de escape do sistema imune de um vírus é importante para que este vírus consiga infectar o hospedeiro antes de ser eliminado pelo sistema imune do individuo. Dentre vários mecanismos utilizados pelos vírus, podemos citar a capacidade que um vírus tem de induzir o estado de latência.
Mecanismos Efetores na Imunidade Antitumoral Os linfócitos T são os principais componentes na imunidade protetora antitumoral. Vários estudos in vitro têm demonstrado a eficácia da destruição de células tumorais por linfócitos T específicos para uma variedade de tumores.
Além disso, outro dos mecanismos que as células tumorais podem usar para impedir a ação do sistema imunológico é produzir mensageiros químicos com ação inibitória nas células imunológicas. Assim, eles criam imunossupressão em torno da área do tumor. Isso favorece a sobrevivência das células cancerígenas.
As principais células do sistema imune são: Linfócitos polimorfonucleares. 1. Células apresentadoras de antígenos (APC) Algumas células do sistema imune podem combater os microorganismos invasores de forma direta.
E é neste ponto que ele se torna fundamental no tratamento do câncer. Isso porque o sistema imunológico também é capaz de identificar e combater seus próprios componentes celulares. O que ocorre quando esses componentes são anormais. É o caso das células cancerígenas, que apresentam diferenças em relação à célula normal.
Imunologia contra Tumores – SLIDES COMPLEMENTARES INTRODUÇÃO Células tumorais Mutações –substâncias químicas, radiações ou infecções virais. São antigenicamente diferentes das células normais do organismo. Por causa disso, desencadeiam respostas imunes. Porém, essas respostas imunes podem ou não ser muito potente (eficiente). INTRODUÇÃO
Qual a diferença de massa corrida PVA e acrílica?
O que é a produção sustentável de alimentos?
Qual a pistola Taurus mais barata?
Onde fica o carimbo do pé do bebê?
Quanto tempo pode durar uma gravidez psicológica?
Qual o tipo de perda auditiva?
Quanto ganha um bolsista em Harvard?
Quais são os impostos com caráter extrafiscal explicar a competência é a finalidade do instituto?
Quem tem a guarda do filho pode viajar para outro estado?
O que é medicamento genérico Como posso identificar e qual sua vantagem?
Quais são as atribuições do técnico de enfermagem na pediatria?
O que diz o princípio da especificidade?
O que é mapa demográfico do Brasil?