O ser humano têm jogado gás carbono através de fábricas, carros, caminhões e etc... A consequência dessas ações é o aumento de gás carbônico que faz o calor ficar em grande quantidade na atmosfera terrestre, isso se chama Aquecimento Global.
A principal fonte de gás carbônico é a queima de combustíveis fósseis (carvão, gasolina, diesel) e as queimadas das florestas. Nestes últimos 140 anos, a temperatura do nosso planeta aumentou em média 0,76 oC. Pode parecer pouco, mas esse aumento já foi suficiente para abalar o clima do planeta.
Pela primeira vez desde que os humanos estão aqui, a Terra superou a cifra de 400 partes por milhão (ppm) de dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa. Esse gás é o que mais contribui para o aquecimento global, que tem conduzido a uma mudança climática cada vez mais irreversível.
CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...
O principal problema causado pelo excesso de gás carbônico no planeta já é bem conhecido. O CO2 retêm calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura. ... A principal consequência é que o CO2 diminui o pH da água. Quanto menor o pH, mais ácida a água fica.
O aumento da temperatura ameaça milhares de espécies. São várias as espécies de flora e de fauna que correm risco de extinção considerando um aumento de 1,5º a 2ºC na temperatura global. ... Outras, sofrem impacto em suas taxas de fecundidade e reprodução.
O aquecimento global é o resultado do acúmulo excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera. O efeito estufa é o mecanismo que ocorre com a ação de gases que retêm calor na atmosfera do planeta, enquanto o aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta por causa da emissão desenfreada desses gases.
É importante destacar ainda que, nos últimos anos, os seres humanos têm contribuído para o aumento dos níveis de gás carbônico atmosférico. Atividades como o desmatamento e a utilização de combustíveis fósseis têm garantido um aumento significativo desse gás na atmosfera, e, com isso, tem-se observado uma acentuação do chamado efeito estufa.
Os seres vivos são também responsáveis pela liberação de gás carbônico no ambiente. A liberação ocorre por dois processos: o processo de respiração e o processo de decomposição. Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico no processo. Já na decomposição, ocorre a liberação de gás carbônico e água.
O relatório do Ipcc informa ainda que a concentração na atmosfera de gases como metano, dióxido de carbono, CO2, e óxido nitroso, é a maior já observada em 800 mil anos. Só as concentrações de CO2 aumentaram 40% desde os níveis da era pré-industrial.
Percebemos que a redução da emissão de CO 2 na atmosfera passa inevitavelmente pela mudança de nossa matriz energética. Daí a preocupação com fontes de energia que não liberem esse gás, energias limpas e renováveis, tais como eólica, biomassa, energia das marés e solar, entre outras.
Quanto ganha um marinheiro voluntário?
O que é morte segundo os filósofos?
Qual o significado de estornada?
O que fazer quando não se localiza o réu?
O que pode ser considerado defeito leve em FLV?
Qual a diferença entre plano de saúde individual e empresarial?
O que é Pgrss e quais suas etapas?
Como criar uma tabela com JavaScript?
O que é pressão é pressão atmosférica?
Quais são as principais características e requisitos da cessão de crédito?
Quais são os certos da medicação 2021?
Qual a pena para dano ao patrimônio público?
Quem são os benzodiazepínicos?
O que um Diretor Comercial precisa saber?