O sagrado manifesta-se de forma mais intensa, quando há uma realidade diferente, onde a vida espiritual profana do homem busca o Absoluto através de uma experiência religiosa rica em perspectivas diante do irracional fenômeno sagrado(1).
O sagrado é um fato religioso presente entre os povos arcaicos, o que ninguém nega. Continua sendo um fato religioso, pois permanece vivo nas manifestações de fé e crença dos grupos humanos modernos e contemporâneos, conquanto não do mesmo modo, nem no mesmo nível, como entre os povos primitivos.
O mundo moderno vem descobrindo a importância do sagrado para a formação e desenvolvimento das cidades. O ser humano religioso sente necessidade de viver em um espaço sagrado e conviver com coisas sagradas, por isso, constrói lugares e coloca objetos que sacraliza, ou seja, que reveste de sentimento religioso.
Pessoas que caminham e, de repente, fazem o sinal da cruz como uma prática mágico religiosa da qual emana um suposto poder de proteção.
Assim, os Lugares Sagrados são simbolicamente onde o Sagrado se manifesta. Destacam-se: Lugares na natureza: rios, lagos, montanhas, grutas, cachoeiras, etc.; Lugares construídos: templos, cidades sagradas, cemitérios, etc.
O sagrado é todo e qualquer objeto (abstrato ou concreto) ao qual se atribui um poder, uma força sobrenatural capaz de realizar aquilo que os homens julgam impossível e de interferir ou, até mesmo, comandar os acontecimentos naturais.
O sagrado é todo e qualquer objeto (abstrato ou concreto) ao qual se atribui um poder, uma força sobrenatural capaz de realizar aquilo que os homens julgam impossível e de interferir ou, até mesmo, comandar os acontecimentos naturais.
REFERE AO QUE É MUNDANO, AO QUE NÃO TEM MANIFESTAÇÃO DO SAGRADO. AO DESSACRALIZADO. PARA ALGUNS, O SAGRADO SE RESUME À IGREJAS E, FORA DELAS, TUDO É PROFANO.
Podemos dizer que os textos sagrados escritos têm a função de: a) Registrar a tradição religiosa como forma de preservar a experiência religiosa fundante. Assim, a religião organiza sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos, mensagens, etc.
As cerimônias religiosas, realizadas através das fórmulas estipuladas pelos manuais da Igreja ou dos gestos dos porta-vozes especializados, ou ainda, através de antigos costumes dos partícipes, adquirem virtudes ou poderes inerentes, suscetíveis de produzirem determinados efeitos e resultados naqueles que neles se ...
O sagrado e o profano seriam duas modalidades de existência assumidas pelo homem em sua história. São maneiras de ser no mundo e no cosmos. A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências humanas como à filosofia.
A manifestação do sagrado contribui para uma nova semântica de relações que podemos caracterizar como: O homem religioso imprime ao mundo sensível uma descontinuidade, que reclassifica qualitativamente os objetos.
Nesta perspectiva existe uma dificuldade insuperável, já apontada por BIRCK (1993), de compreender uma categoria não-racional sob a óticakantiana. conteúdos relativos ao sagrado podem ser considerados como fonte de conhecimento do modo como se apresentam à consciência, restrito aos limites de como se manifestam.
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