O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.
A Dama movimenta-se em linhas retas pelas fileiras, colunas e diagonais no tabuleiro. Não pode pular suas próprias peças ou as adversárias e captura tomando a casa ocupada pela adversária.
Torre: Se movimentam em linha reta ou para os lados, por todas as casas. Cavalo: Se movimenta em L. Bispo: Se movimenta somente na diagonal por todo o tabuleiro. Rainha: Pode se movimentar para qualquer lado e direção.
O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça. A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move.
O Rei e a Torre envolvida não tenham sido previamente movidos; Não exista peças entre o Rei e a Torre; O Rei não pode estar em xeque, passar ou terminar o movimento em uma casa ameaçada pelo tabuleiro.
Capturar uma peça é tomá-la do adversário. Com exceção do peão todas as peças efetuam uma captura fazendo seu movimento próprio e ocupando a casa que era ocupada por uma peça adversária. O peão efetua a captura em diagonal ocupando a próxima casa à direita ou à esquerda.
Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.
O movimento do Rei permaneceu praticamente inalterado durante a evolução do xadrez ao longo dos séculos. Mesmo o predecessor mais antigo tinha como movimentação 1 casa na direção vertical, horizontal ou diagonal , limitada a condição da casa para o qual deseja-se mover a peça não estar sob ataque das peças adversárias. [ 5 ]
Como as peças de xadrez se movem Cada um dos 6 diferentes tipos de peças se move de forma diferente. As peças não podem mover-se através de outras peças (embora o cavalo possa saltar sobre outras peças) e nunca podem avançar para uma casa que tenha uma das suas próprias peças.
Como as regras do xadrez não permitem que o Rei seja deslocado para uma casa sob ataque, o enxadrista que busca um empate sacrifica as peças restantes e bloqueia os seus peões caso ainda os possua no tabuleiro, para que não lhe restem mais possibilidades de movimentos.
Cada lado começa com dois bispos, um em uma casa clara e outro em uma casa escura. O cavalo é a única peça de xadrez que não anda em linha reta. O cavalo se move duas casas em uma direção e depois vira e anda mais uma em outra direção. Por exemplo, um cavalo pode mover duas casas para cima e uma para a esquerda.
Quantas horas para fazer a prova da OAB?
Como gerar o número do NIS pela primeira vez?
O que o rato mais gosta de comer?
Qual é o significado da flor tulipa?
Por que a Tsunade não envelhece?
Qual o nível de radiação seguro?
Como devo me dirigir a um policial?
Como endossar um cheque para outra pessoa?
Que dia acaba as aulas 2021 SP?
Quais as melhores Pós-graduações para engenheiros?
O que é sinal de Ortolani positivo?
Qual o cabo para tomada de 20A?
Porque algumas pessoas não recebem mensagem da lista de transmissão?
Como fazer o espermatozóide sair do pênis?
Quais as etapas de uma reforma?
Para que serve aquele fiozinho verde do chuveiro?