O quebra-vento é uma barreira vegetal usada para proteger as plantas contra a ação de ventos fortes, além de proporcionar um ambiente favorável à produtividade das lavouras e dos animais. O objetivo principal do quebra-vento é reduzir a velocidade do vento.
Importância dos ventos O movimento do ar é fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas.
A interferência dos quebra-ventos sobre o ambiente se dá de três formas: sombreamento parcial e temporário da cultura; absorvendo água e nutrientes do solo e diminuindo a velocidade do vento. Com isso, ocorre uma modificação do microclima, que leva a alterações nos processos fisiológicos da cultura protegida.
Plantas altas – quanto maior a altura maior será a proteção; Postura ereta (para cima); Crescimento rápido; Plantas com raízes profundas (sistema radicular pivotante); Folhas perenes (que não caem). IMPORTANTE: não usar plantas que as folhas caem em alguma época do ano.
Vamos lá!
Top 5 maneiras de cuidar do solo
Renova o ar que respiramos e torna possível a prática de certos desportos recreativos e radicais. Além de esculpir, a seu gosto, a natureza! O vento serve, também, para gerar electricidade, através da sua energia cinética (neste caso, energia eólica), que é amiga do ambiente, entre muitas outras benfeitorias.
O quebra-vento é uma barreira vegetal usada para proteger as plantas contra a ação de ventos fortes, além de proporcionar um ambiente favorável à produtividade das lavouras e dos animais. O objetivo principal do quebra-vento é reduzir a velocidade do vento.
O vento pode intervir sobre o solo de forma direta ou indireta. A erosão eólica com arraste de partículas de solos expostos e descobertos de vegetação tem graves impactos ao nível ambiental, ecológico e produtivo. A ação indirecta faz-se através da sua influência sobre os factores atmosféricos.
O vento pode em diversas situações ser desfavorável para as plantas e os animais assim como ter efeitos negativos ao nível do solo e do clima. Pode também prejudicar o bem-estar das pessoas, em meios rurais e urbanos. Neste sentido, a instalação de cortinas quebra-ventos pode constituir uma forma de controlar os efeitos do vento.
Com a redução da velocidade do vento há uma menor perda de calor do solo por convecção e evaporação. As cortinas permitem reduzir a evaporação de água do solo e a transpiração das plantas, contribuindo assim para uma economia da água.
Protegem contra o efeito mecânico do vento, o qual pode afetar diversas zonas de cultivo agrícola, a criação de animais, áreas florestais ou zonas habitadas. Por outro lado, protegem os animais do vento, do frio e conferem zonas de sombra protegendo da insolação excessiva.
Quantos km a CG Fan 160 faz com 1 litro?
Pode tomar banho com Brinco de zircônia?
Como é o signo de peixe no amor?
Quais são os Pokémons iniciais de Kanto?
Quais são os ciclos sedimentares?
Qual a Altcoin mais promissora?
Como colocar o iPhone em modo DFU?
Onde está fundamentada a função punitiva?
Qual a roupa ideal para uma entrevista de emprego?
O que se deve perguntar em uma entrevista?
Quais são os exemplos dos 4 Ps do marketing em empresas?
Qual a melhor frequência para radiofrequência?
Qual a facção do Complexo da Maré?
Como atualizar o valor de um imóvel adquirido em 1994?