Resposta: a) Os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água.
Esse protozoário, ao ser transferido para água destilada, vai começar a "absorver" muita água por osmose, pois claramente estará em um ambiente hipotônico. Dessa forma, como não possuem vacúolo pulsátil para eliminar o excesso, as células vão inchar até que ocorra o rompimento (plasmoptise).
B) o que deve ocorrer com um protozoário de água salgada, desprovido de vacúolo pulsátil, ao ser transferido para água destilada. Resolução: ... Neste caso o protozoário ganharia água do meio, por osmose, e sofreria lise (ruptura da célula).
As suas células absorveriam água por osmose e explodiriam, por não ter os vacúolos para armazenar e depois eliminar.
Um protozoário adaptado a água salgada ou ," Água marinha " , explodiria se no caso ele ficasse na água destilada, por ser doce e não possuir sais minerais suficientes... Se um protozoário é adaptado a água doce , com certeza se ele fosse colocado na água salgada " Água marinha "ele murcharia até ficar seco.
Os protozoários de água doce, por exemplo, possuem uma concentração salina maior do que a presente no meio em que ele se encontra. Dessa forma, o excesso de água absorvido por osmose é eliminado pelos vacúolos pulsáteis ou contráteis.
A estrutura indicada pela seta é o vacúolo pulsátil (ou vacúolo contrátil) e sua função é eliminar o excesso de água que entra na célula por osmose. Tal estrutura ocorre somente em protozoários dulcícolas (de água doce).
Os protozoários de água doce, por exemplo, possuem uma concentração salina maior do que a presente no meio em que ele se encontra. Dessa forma, o excesso de água absorvido por osmose é eliminado pelos vacúolos pulsáteis ou contráteis.
A reprodução sexuada dos protozoários é também chamada de conjugação. É semelhante à conjugação dos procariontes, em que dois indivíduos próximos podem trocar material genético. No caso dos protozoários, esse material genético está na forma de micronúcleos, e não na forma de plasmídeo.
Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos.
Esporozoários: protozoários que não possuem estruturas especializadas em locomoção e são parasitas de outros animais.
Onde devo guardar a batata da tulipa?
Como conservar Jamón após aberto?
Quantos dias sopa de legumes pode ficar na geladeira?
Como fazer minha primeira venda na Hotmart como afiliado?
Como conservar feijão cru para não estragar?
Como armazenar flocos de milho?
Como faço para validar o captcha?
Como faço para transferir pontos da CNH para outra pessoa?
Como trabalhar com o Google Earth?
Como colocar parêntese na calculadora?
Como se constroem as visoes sobre o corpo na questão da moda?
Como converter os segundos em graus?
Como faço para tirar o quadriculado do Word?
Como a noite eo dia interferem na vida dos animais e dos humanos?
Como colocar o Windows 10 como original?
Como implementar a mudança organizacional?
Quando o dia foi dividido em 24 horas?
Como tirar o VEM Estudantil 2021?