A aprendizagem significativa é possível, por meio do diálogo entre professor e alunos e entre os próprios alunos, ajudando-os a fazer conexões entre conceitos não bem interconectados. No entanto, isso ocorre em salas com menor número de alunos.
Trabalhar com situações do cotidiano em sala de aula, além de dar significado ao que se está aprendendo, motiva os alunos a se aplicarem ainda mais. Quando eles conseguem perceber e entender para que servem os conhecimentos que muitas vezes ficam isolados na classe, a aprendizagem se torna mais atrativa e útil.
Para além dos muros: Propor práticas pedagógicas que envolvam agentes e espaços externos à escola, conectando a aprendizagem com o território e a cidade; valorizar a cultura local na qual a escola está inserida; criar ações específicas para integrar a comunidade local nos projetos da escola.
O papel do docente na promoção da aprendizagem significativa é de buscar diferentes formas criativas e estimuladoras, desafiando as estruturas conceituais dos alunos, provocando a instabilidade cognitiva, através da prática de experiências e interações sociais.
Para que a aprendizagem significativa ocorra é necessária á existência de três fatores, que são a existência de material na estrutura cognitiva do sujeito, a predisposição para aprender, e o esforço decidido para aprender, no sentido cognitivo e afetivo.
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significativa para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.
Qual é o principal desafio da aprendizagem significativa? As condições necessárias para ocorrer uma aprendizagem significativa envolvem um material didático adequado e significativo, e a predisposição do aluno para aprender. Sendo assim, a escola deve oferecer materiais de qualidade]
Outros autores mais recentes tratam acerca da aprendizagem significativa de forma similar, embora hajam pequenas diferenças como Ausubel, Novak e Hanesian (1978), Thagard (1992) ou Vosniadou (1994). Apesar de algumas diferenças, os autores tratam de aprendizagem significativa partindo dos mesmos pressupostos teóricos de Rogers.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Sistema de Ensino. Papel do Professor. Tecnologia. Introdução O presente documento pretende ressaltar reflexões sobre o desafio de promover aprendizagem significativa.
Como fazer uma tala para imobilizar o dedo?
Qual o país mais fácil de arrumar emprego?
Como fazer um CTe complementar?
O que é interpretação analógica no Direito Penal?
Estou vendo estrelinhas o que pode ser?
Qual a diferença entre MEI E ME e EPP?
Como é feita a remição de pena?
Quanto tempo demora para compensar um boleto Santander?
Como se chama a pessoa que torce para o Corinthians?
Como a propaganda influi no consumo infantil?
O que são reuniões de trabalho?
Porquê tantos números ligam é não falam nada?
Como se chama o homem que apoia o feminismo?