Antigamente a figura do professor era tida como sagrada. Uma pessoa muitas vezes austera, que dificilmente demonstrava seus sentimentos, detentor de todo o conhecimento e formador do caráter e costumes adequados à sociedade.
Na Roma Antiga, o papel de educar foi desempenhado pelos retores, que – assim como os sofistas gregos – circulavam pelas cidades ensinando o que sabiam em troca de alguma compensação financeira.
Nos primeiros anos do nosso país a educação era aquela promovida pelos Jesuítas. Alterou-se para pior com a expulsão da Companhia de Jesus, permanecendo inalterada até a chegada da Família real, em 1808, e somente se incrementou e estruturou a partir da década de 1960.
No passado, eles eram a principal fonte de conhecimento, os líderes e educadores da vida escolar de seus alunos. Eles eram a autoridade máxima na classe e muitas vezes adotavam o papel de pais”, escreve a respeitada pesquisadora da educação Éva Szucs.
Por meio de fotos e relatos, descobriram que antigamente os meninos e as meninas estudavam em classes separadas e aprendiam matérias diferentes e que a disciplina era mais rígida. Perceberam ainda que os uniformes e os materiais escolares não eram como os usados nos dias de hoje.
45 curiosidades que você vai gostar
Mas as diferenças entre as escolas antigas e atuais não se resumem apenas a tecnologia. Do papel do professor ao protagonismo do aluno, passando pelo método de ensino e o perfil curricular, as escolas antigas e atuais têm muitas diferenças, que foram aumentando com a chegada de metodologias de ensino inovadoras.
A sua relação com os alunos era vertical, baseada na obediência e no medo. As famílias atribuíam a ele total confiança, uma vez que era a escola, através do professor, que seus filhos realizariam o sonho dourado de mudança de status e de ascensão social. No entanto, muita coisa mudou.
A gênese da profissão professor se dá na Idade Média. Durante esse período, a figura do professor no processo educacional era valorizada e a educação teve grande influência religiosa. As escolas eram, portanto, associadas às instituições religiosas, pois era a Igreja Católica que estabelecia o que deveria ser estudado.
Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, por meio da realidade que o cerca.
Qual a cor da guia da Pomba Gira?
Como fazer procuração pela internet?
Qual a diferença entre impressora de cupom fiscal e não fiscal?
Que dia é bom cortar o cabelo para crescer?
Quem desenhou a bandeira do Brasil Jesus Luz?
Quem tem problema no intestino pode comer gelatina?
Como saber se duas retas são distintas?
Quais são as três formas de falar ou escrever no Simple Future?
Qual é o objetivo do Conselho Tutelar?
Qual é a origem dos medicamentos?
Como calcular hora de trabalho confeitaria?
Como os idosos devem ser tratados em nossa sociedade?
Qual a diferença de laminação e plastificação?
Quais os sintomas da rinite não alérgica?