A mediação do professor é muito importante, pois, favorecerá a compreensão das crianças. ... O professor por sua vez, deverá atuar como mediador, e ser antes de tudo um leitor. Precisa ler para os alunos, ler com eles e saber ouvir com entusiasmo as leituras dos textos que eles próprios produzem e escolhem para ler.
Sendo assim o papel do professor mediador é de suma importância, pois ao despertar o interesse através da mediação, interação e motivação o torna mais presente na vida dos alunos. As práticas pedagógicas e o questionamento da ação docente, se faz necessário para a evolução do processo na construção do conhecimento.
Destarte, a pesquisa demonstrou a importância da mediação do professor no processo de aprendizagem quanto à aproximação dos alunos com a leitura e com as atividades de escrita, as quais demonstraram desenvolvimento significativo durante o processo de intervenção pedagógica.
Assim, o papel do professor passa por transformação, exigindo desse profissional novas práticas, exercendo o papel de mediador, transformador de sentidos, buscando a formação de alunos críticos, autônomos, e o educando deixa de ser passivo e passa a ser responsável pelo seu processo de aprendizagem.
Mediar é uma forma do professor conduzir o aluno no ato de pensar em que se suscita discussões em torno de uma resposta obtida e, em seguida, questiona-se sua veracidade, indica-se caminhos que podem levar à resolução e orienta-se a reformulação de hipóteses para obtenção de teses e conclusões.
Através dos jogos o professor é capaz de transformar as aulas monótonas em aulas significativas, pois todos os conteúdos podem ser trabalhados com jogos, sendo esse importante para o desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir, abstrair, organizar, realizar e avaliar e efetivar a aquisição de conhecimentos.
A conquista da leitura, aumenta as possibilidades de interação social, fertiliza o desenvolvimento tanto da linguagem como do pensamento, proporcionando ao aluno, e até mesmo ao professor, um desenvolvimento intelectual, o qual se torna capaz de realizar escolhas de forma mais consciente.
O educador deve compreender e entender as dificuldades das crianças, estimulando-as a ouvir e produzir textos, desenvolvendo assim as competências e habilidades individuais de cada uma, estimulando a leitura como instrumento de libertação, criatividade e reflexão crítica.
O papel do professor mediador na elaboração do conhecimento na formação técnica. Este artigo tem como objetivo analisar a atuação do professor no papel de mediador no processo ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento na formação técnica, visando a contribuição para a construção de uma sociedade crítica e pensante.
Através da mediação o educador deve atuar como mediador e facilitador no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico, a participação e a inserção do aluno no mercado de trabalho, dando assim a oportunidade de atuarem como protagonistas na sociedade.
O professor é um agente transformador e formador de opiniões e em algumas situações até de caráter do aluno, sua presença pode despertar o interesse de aprender e desenvolver o gosto pela aprendizagem. O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor.
Como fazer Divisão de Polinomios passo a passo?
O que a ameba faz no corpo humano?
Qual é melhor inox ou carbono?
Quem não cuida da família não pode cuidar da igreja?
Quando começa a inchar a barriga na gravidez?
Pode usar ácido hialurônico e vitamina C juntos?
Quem tem problema no joelho pode pular corda?
Como saber qual é o meu talento profissional?
O que acontece com Lia em Gênesis?
Quais são os dois tipos de contatos sociais?
Quais são as 4 leis da grafoscopia?
Quantas séries de exercícios para definir?
Qual a diluição da tinta Coral rende muito?
Qual é o melhor esporte para quem tem asma?
O que é preciso para abrir poupança na caixa?
O que faz bem para dor de garganta?
Pode tomar café depois da retirada da vesícula?