São 3 principais tipos de polietileno: PEBD (polietileno de baixa densidade), PEAD (polietileno de alta densidade) e PEBDL (polietileno de baixa densidade linear).
Classificação quanto a heterogeneidade: Os polímeros podem ser classificados em homopolímeros (compostos pela repetição de um único mero em sua cadeia) ou copolímeros (possuem dois ou mais meros diferentes formando a cadeia).
A unidade monomérica desse polímero é o butadieno, o qual apresenta duas ligações duplas alternadas. Com a ressonância, a estrutura passa a ter uma ligação dupla entre os carbonos 2 e 3, e duas valências livres nos carbonos 1 e 4.
O polietileno é o mais popular de plástico no mundo. Este é o polímero que faz sacos de supermercado, frascos de xampu, brinquedos infantis e coletes à prova de bala mesmo. Para um material tão versátil, que tem uma estrutura muito simples, o mais simples de todos os polímeros comerciais.
Suas principais aplicações são em embalagens de biscoitos e massas, sacos plásticos, revestimentos de fios, entre outros. Sua reciclagem produz saquinhos de supermercado. O polietileno pode ser produzido também a partir do álcool etílico e vem sendo conhecido como “plástico verde”.
Quanto a fusibilidade, os polímeros sintéticos, podem ser classificados em termoplásticos (podem ser fundidos por aquecimento e solidificados por resfriamento) e termorrígidos (infusíveis e insolúveis, não permitem reprocessamento).
Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem.
Unidades monoméricas, dentro da Química, podem ser compreendidas como unidades que se repetem em relação a estrutura química, geralmente formando uma unidade maior, como os polímeros.
O Polietileno (PE) e seus derivados são gerados comumente a partir de fontes não renováveis de material prima, no caso do Polietileno o petróleo, o etileno para produção do polietileno vem do nafta um dos produtos do craqueamento do petróleo por destilação.
3.2.1 Tipos e Aplicações do Polietileno Existem diferentes tipos de polietileno sendo estes classificados em: PEAD (Polietileno de Alta Densidade), PEMD (Polietileno de Média Densidade), PEBDL (Polietileno de Baixa Densidade Linear) e PEBD (Polietileno de Baixa Densidade).
Também podem ser obtida uma grande variedade de acrilatos. O polietileno foi sintetizado pela primeira vez pelo químico alemão Hans von Pechmann, que, acidentalmente, o preparou em 1898 enquanto aquecia diazometano.
Conheça exemplos dos quais encontramos o polietileno oculto em itens recorrentes a nossa rotina diária. De acordo com o dicionário online Dicio, polietileno (na química) é isto: “Matéria plástica (substância) que, utilizada na fabricação de embalagens, tubos, isolantes, recipientes etc., resulta da polimerização do etileno”.
1 - Classificação dos polímeros 1.1 - Quanto a origem. Naturais Sintéticos 2 1.2 – Quanto à aplicação. Elásticos:apresentam moléculas grandes e flexíveis, que tendem a se enrolar de maneira caótica. Quando submetidos a uma tensão, as moléculas desses polímeros se desenrolam e deslizam umas sobre as outras.
O que é intermediador de pagamento?
Como usar preposição em inglês?
O que é ser um professor protagonista?
Como entrar na Universidade de Coimbra pelo Enem?
O que é um servidor público federal?
O que é preciso para ser transportador autônomo?
Como colocar coração vazado no iPhone?
Como revender Certificado Digital Serasa?
O que é ser responsável técnico?
Quais são as ferramentas usadas no período paleolítico?
Como usar a pomada Stomahesive?
Como se tornar um professor no Canadá?
Quais são as vantagens e desvantagens de ser solteiro?
Quanto tempo dura o curso técnico de Enfermagem do Trabalho?