E por ser derivado de petróleo, gás natural e carvão, queimar o plástico é tão grave quanto fazer o descarte irregular. Os poluentes liberados podem causar câncer e também espalham cinzas tóxicas. Alguns ambientalistas já colocaram o plástico na lista de principais causadores do aquecimento global.
No meio ambiente, os problemas são bem graves. O plástico é difícil de ser compactado e gera um grande volume de lixo. Portanto, ele ocupa um grande espaço no meio ambiente, o que dificulta a decomposição de outros materiais orgânicos. A durabilidade e resistência do plástico viram problemas após o descarte.
De acordo com os dados apresentados por Pinheiro, em todo o mundo os plásticos matam cerca de 100 mil animais por ano, causando US$ 13 bilhões em danos, e somente no Brasil cada pessoa consome 1.280 embalagens anualmente.
Alguns dos "vilões" da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc); a poluição sonora; a poluição visual; a radiação nuclear (liberada pelas usinas), entre outras.
Em média, o plástico leva 450 anos para se decompor, o que significa que nenhum plástico produzido na Terra se decompôs. Como os objetos de plástico que jogamos fora resistem, após o descarte eles podem ter diferentes destinos: Aterro sanitário: ou lixão, que é para onde a grande maioria do lixo doméstico vai parar.
O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. Com isso, proliferam-se os lixões a céu aberto, contaminando a água dos rios e lençóis freáticos, o que compromete a nossa saúde.
Sacolas descartáveis, garrafas plásticas, recipientes para alimentos e embalagens de comida são os quatro itens que mais poluem os mares, representando quase metade dos dejetos de origem humana. ...
Tipos de poluição
A poluição plástica ainda afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água, uma vez que o descarte incorreto na natureza, polui aquíferos e reservatórios. Como diminuir os problemas causados pelo plástico?
Plástico no meio ambiente: o plástico é um material cada vez mais presente na nossa rotina. Você conhece os impactos dos objetos de plástico no meio ambiente? O plástico está tão presente no nosso dia a dia que raramente paramos para pensar no quanto prejudicam a natureza. Saiba que os efeitos dele podem ser muito piores do que imaginamos!
Que tal começar a pensar no impacto do plástico no meio ambiente? O fenômeno é realmente preocupante: a morte por ingestão de plástico compromete o ciclo reprodutivo das espécies marinhas e estima-se que pelo menos 15% delas hoje estejam em extinção.
São frequentemente ingeridas por aves marinhas, provocando a morte delas. Como o plástico das sacolas é feito com polietileno, substância originada do petróleo, sua decomposição libera gás carbônico e polui o ambiente, além de contribuir com o efeito estufa. Afinal, como reduzir o descarte de plástico no meio ambiente?
Quanto tempo leva para o antibiótico fazer efeito na garganta?
Qual o perigo do escorpião amarelo?
Como fizeram o filme o que te faz mais forte?
Como calcular a tabela de vida?
Qual o termo inicial do prazo de contestação?
O que é equinócio e solstício?
Quem é o dono do Instagram Facebook e WhatsApp?
Qual a principal características presente em uma célula eucarionte e ausente na célula Procarionte?
O que é uma instituição de acolhimento?
Qual granito claro que não mancha?
Quantos animais morrem por testes?
O que é cromatografia líquida de alta performance?
Porque a maritaca fica fazendo barulho?