Se as pessoas consomem mais carboidratos do que o necessário em certo momento, o corpo armazena uma parte desses carboidratos nas células (glicogênio) e converte o restante em gordura. O glicogênio é um carboidrato complexo que pode ser convertido rápida e facilmente em energia.
Para o carboidrato se tornar tecido adiposo, o processo é um pouco mais trabalhoso ao organismo. Esse nutriente começa a ser digerido na boca (por meio da enzima amilase) até chegar ao intestino. Lá, ele é quebrado até virar glicose, uma molécula menor, classificada como monossacarídeo.
O sinal mais comum é o aumento de peso. Isso acontece porque se consome mais carboidratos do que a dose necessária e, assim, mais energia que se gasta. A maior quantidade de insulina, hormônio produzido no pâncreas, ainda faz com que as células adiposas formem mais gordura na região abdominal.
Se a concentração de glicose no sangue continuar em excesso, o organismo começa a converter a glicose em triglicérides, que serão armazenados na forma de gordura. O fato de uma pessoa sempre consumir alimentos ricos em glicose pode fazer com que ela fique obesa.
O perigo desse jejum está a longo prazo, pois, o jejum prolongado leva a um aumento de corpos cetônicos (produtos resultantes da oxidação de ácidos graxos) que em excesso diminuem o ph sanguíneo causando uma acidose que pode provocar um coma e em casos extremos, a morte.
Como consequência, isso aumenta as chances de desenvolver a obesidade e o sobrepeso. Gordura e carboidratos geralmente têm uma relação inversa na dieta. Por exemplo, a maioria das pessoas mantém a ingestão de proteínas um pouco estável; e é mais comum as pessoas que consomem mais carboidratos e açúcar , consumirem menos gorduras saudáveis.
Carboidratos consumidos em excesso podem aumentar o peso e a gordura corporal, além de estarem relacionados a hiperglicemia e elevação de doenças crônicas não transmissíveis. Em relação a quantidade de carboidratos vimos que tanto o excesso quanto a falta são prejudiciais.
Ambos têm várias funções no organismo, como manter a temperatura corporal, produzir hormônios sexuais e fornecer energia quando necessário. A gordura também atua na construção da membrana plasmática, que recobre as células do organismo, explica Aline David, nutricionista doutora pela USP (Universidade de São Paulo).
Uma dieta rica em carboidratos também pode ter efeitos negativos sobre os vasos sanguíneos. 5- Problemas digestivos. O excesso de carboidratos na alimentação, pode resultar em problemas digestivos. Excesso de carboidrato sem fibras, não permite um bom funcionamento intestinal.
Como encontrar os divisores de 100?
Como estimular os alunos nas aulas online?
Como saber se o aparelho de som queimou?
Como calcular o índice glicêmico de alimentos?
Quando o balão gástrico estoura o que acontece?
Quando um pólipo endometrial é considerado grande?
Quais os sinais que o anticoncepcional não está fazendo efeito?
Como saber se o material foi esterilizado?
Qual é melhor aço inox ou galvanizado?
Como saber se o açaí é verdadeiro?
Como saber se a pessoa está recebendo auxílio Reclusao?
Como saber se um artigo foi revisado por pares?
Como calcular arcos Congruos em radianos?
Quanto tempo dura amortecedor Nakata?