1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d' água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira.
Além do solo e da água, até mesmo a atmosfera acaba sendo poluída, porque a decomposição do óleo produz o gás metano (CH4), que é um gás do efeito estufa, ou seja, é capaz de reter o calor do sol na troposfera, o que aumenta o problema do aquecimento global.
Parte do óleo aderido acaba transformando-se em gordura; assim, forma-se uma camada sólida desse material e de outros diferentes dejetos, o que pode obstruir a passagem de água, causando alagamentos no interior das residências e também nas ruas.
mil litros
Uma gota de óleo pode contaminar até mil litros de água.
Conforme visto no texto “Óleo de Cozinha e o Meio Ambiente”, o descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.
Mesmo sendo uma quantidade pequena se for jogado no ralo de sua pia alem de poder incrustar no encanamento e causar complicações desagradáveis em sua casa, pode poluir muito, pois como já foi dito apenas um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água. Você sabia que um litro de óleo pode poluir 10 mil litros de água?
Infelizmente, muitas pessoas descartam o óleo utilizado de qualquer forma, não se preocupando com a poluição provocada por ele. O óleo de cozinha é uma mistura de substâncias (ácidos graxos insaturados) que não apresenta solubilidade alguma na água, pois ele é apolar, e a água, polar.
Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, já que é menos denso que a água. Por isso, o óleo e outras substâncias que se comportam da mesma forma são chamadas de hidrofóbicas. A origem dessa palavra vem de “hidro”, que significa água e “fobia”, que remete ao “medo”.
Ao encher um copo de água e colocar óleo, eles não se misturam, e é possível distinguir claramente uma camada da outra. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, já que é menos denso que a água. Por isso, o óleo e outras substâncias que se comportam da mesma forma são chamadas de hidrofóbicas.
Quais os riscos da cirurgia tripla?
Como uma pessoa muda se comunica?
Quais as maiores usinas geradoras de energia?
O que posso usar para ativar a espiritualidade?
Como é o clima em Angra dos Reis em agosto?
O que acontece com Diyoza the 100?
Qual a importância da Lei 9696 98 para a educação física?
Qual o valor da taxa mínima de água 2021?
Qual a diferença entre malte e malte de cevada?
Como aparece o estorno na fatura?
Como conseguir um Eevee no Soul Silver?
Quais as formas jurídicas e principais características das pessoas jurídicas?
Quais são as brincadeiras da região Centro-oeste?
Qual instrumento de avaliação é usado para avaliar lesão medular?
Quais são os tipos de empresas e suas características principais?