O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações num sinal eletroquímico que é transportado pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é finalmente ouvido e reconhecido.
Como se sabe, o som é uma onda mecânica produzida pela compressão e descompressão do ar, é captado por nosso ouvido - o qual é formado pelo ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno – decodificado e interpretado por uma região denominada córtex auditivo.
O som entra pela orelha, passa no duto auditivo, tímpano, martelo, bigorna e por fim chega à cóclea. A cóclea tem o formato de um caracol e é uma importante parte do ouvido. É ela a responsável por captar as vibrações sonoras e converter as informações em sinais elétricos que correm pelo nervo auditivo até o cérebro.
O som percorre duas vezes a cóclea, primeiro pelo canal vestibular e, em seguida, pelo canal timpânico. Dentro da cóclea estão as células com cílios, encarregadas de captar as vibrações no líquido e enviá-las ao cérebro. A tuba auditiva (antiga trompa de Eustáquio) liga a cavidade atrás do tímpano à garganta.
O sistema auditivo transforma as vibrações do som em sinais que podem ser compreendidos pelo cérebro. O cérebro é a parte mais importante da audição, uma vez que nele os sons são convertidos em informações com significado. A orelha possui três partes, a orelha externa, média e a interna. Cada parte tem uma função diferente.
No canal, as glândulas da pele fabricam uma cera amarga, o cerúmen, que protege o ouvido contra a poeira e os insetos. No final do canal auditivo, o som se choca contra uma membrana de apenas 1/10 de milímetro de espessura, o tímpano, que vibra como um tambor. O tímpano é tão fino que o impacto de uma única molécula de hidrogênio o faz tremer.
O ouvido é composto por estruturas denominadas: ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno – o som é decodificado e interpretado por uma região denominada córtex auditivo, dessa forma, ocorre a sensação de audição. O sistema auditivo também atua no equilíbrio. Para que o som seja ouvido e interpretado pelo cérebro, ele faz o seguinte percurso:
As perdas auditivas podem ser causadas por doenças genéticas, infecções virais e bacterianas, além do envelhecimento. No caso do envelhecimento, os hábitos de vida saudáveis e cuidados com pressão, colesterol e diabetes são essenciais, pois esses fatores podem acelerar a perda da audição.
Quanto é para entrar na piscina do Sesc?
Pode cortar MDF com serra tico tico?
Pode fazer abaixo assinado para tirar síndico?
Como se lê o número decimal 0003?
Qual é o animatronic mais perigoso?
O que é uma pessoa ativa na relação?
Quantos são os processos de gerenciamento de projetos?
O que é estratégias de cálculo?
Quais os tipos de radiação estamos expostos diariamente?
Qual o melhor plástico para alimentos?
Quem tem sífilis cai o cabelo?
Quais são as três teorias que tratam da aquisição da personalidade jurídica?
Qual é a diferença entre ciência e cientificismo?
O que acontece se não cuidar da hérnia de disco?
Quem é o filho de Peter Teen Wolf?
Qual equipamento utilizado para a análise de cinzas de um alimento?