Cada fibra muscular isolada, cada fascículo e cada músculono seu conjunto, estão revestidos por tecido conjuntivo (fáscia muscular – esqueleto conectival). A fáscia é formada pelo tecido conjuntivo e o próprio músculo inteiro está envolvido por uma capa de tecido conjuntivo, chamado Epimísio.
O tecido muscular é formado por células alongadas com capacidade de contração que recebem a denominação de fibras musculares. Essas fibras apresentam vários filamentos de proteínas contráteis, ou seja, com capacidade de contração. Entre eles estão os filamentos de actina e miosina.
O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos, que apresentam contração voluntária. Esses músculos são formados por células alongadas e multinucleadas, as quais são chamadas também de fibras musculares. Uma das características marcantes desse tipo de tecido muscular é a presença de estriações transversais.
Contração muscular As miofibrilas dos músculos estriados contêm quatro proteínas principais: miosina, actina, tropomiosina e troponina. Os filamentos grossos são formados de miosina e as outras 3 proteínas são encontradas nos filamentos finos. O estímulo para contração muscular é um impulso nervoso através de um nervo.
O tecido muscular estriado esquelético é formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas. Esses feixes são envolvidos pelo epimísio, uma membrana externa de tecido conjuntivo denso.
Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano: Músculo não estriado (músculo liso); Músculo estriado esquelético; Músculo estriado cardíaco.
- Tecido muscular esquelético → com células multinucleadas, cilíndricas e compridas, contendo estrias transversais. Sua distribuição ocorre por todo o corpo, proporcionando a realização dos movimentos; - Tecido muscular liso → formado por células mononucleadas, compridas e filiformes, sem estrias transversais.
Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados:
Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as miofibrilas, que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido.
Tipos de Músculos. Dependendo de sua composição, formato, estrutura e função, os músculos do corpo humano são divididos em: Músculo Liso ou Não-estriado (Smooth Muscle): Músculo com contração lenta e involuntária, controlado pelo sistema nervoso vegetativo, por exemplo, o músculo dos órgãos internos (estômago, fígado ...
Uma das principais propriedades dos músculos é a capacidade de se contrair; a contratilidade; é ela que torna possíveis os movimentos.
Classificação dos músculos. Os músculos podem ser classificados didaticamente de acordo com a sua estrutura, a sua função e as suas características de contração. De acordo com as suas características de contração, os músculos podem ser: Voluntários, quando a sua contração é coordenada pelo sistema nervoso, que é influenciado pelo desejo da pessoa;
Qual recurso para indeferimento de justiça gratuita?
Como tirar o download do not turn off target?
Quem pode sacar o FGTS em 2021?
O que fazer quando o blush quebra?
Como recuperar o boot do Linux?
Como sair do fundo do poço das dívidas?
Como recuperar blusa de tricô?
O que é o modo de exibição do Word?
Como recuperar arquivos do Windows no Linux?
O que fazer quando estiver no tédio à noite?
Como arrumar cerdas da vassoura?
O que fazer com os amigos à distância?
Como tirar o documento de somente leitura?
Como restaurar o bloco de notas do celular Samsung?
Como saber se o tempero é natural?
Como entrar em contato com Spotify Brasil?