O período de reprodução do mico-leão-dourado vai de setembro a novembro e de janeiro a março, podendo se reproduzir uma ou duas vezes durante o ano. Em geral, cada gestação produz dois filhotes gêmeos, que nascem entre setembro e março, quando há grande disponibilidade de frutas e insetos.
O mico-leão-dourado pode ser reproduzir uma ou duas vezes por ano e os períodos de reprodução vão de setembro a novembro e de janeiro a março. Não há diferenciação de cor e tamanho entre machos e fêmeas e, quando nascem os filhotes, tanto o pai quanto a mãe ajudam na criação.
130 dias Habita as floretas baixas da Mata Atlântica, desde o nível do mar até 300 metros, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A gestação do mico-leão-dourado dura aproximadamente 130 dias. O curioso desta espécie é que, após o parto, o macho carrega os filhotes até ganharem independência.
O mico-leão-dourado é endêmico da Mata Atlântica de baixada costeira do Estado do Rio de Janeiro, ocorrendo em até 500 metros de altitude. Os micos-leões usam tanto as florestas de vegetação preservada, ou primária, quanto as secundárias, onde já houve exploração ou corte seletivo de árvores.
Essa característica nas mãos permite que o mico-leão-dourado agarre-se nos ramos das árvores, apresentando uma locomoção completamente quadrúpede enquanto se movimenta na vegetação.
122 dias Mico-leão-dourado/Período de Gestação
Animal ameaçado de extinção há muito tempo por causa da destruição do seu habitat, sua sobrevivência se deve aos projetos e unidades de conservação. A principal causa da vulnerabilidade e do risco de extinção do mico-leão-dourado é a fragmentação do seu habitat.
Para evitar o desastre da extinção dos micos foi iniciada a construção de corredores ecológicos e uma campanha para esterilizar os saguis, mas ainda não se sabe como a luta entre as duas espécies de primatas terminará...
A gestação dura aproximadamente 129 dias e os nascimentos ocorrem de setembro a março. Geralmente nascem 2 filhotes, variando de 1-3 em casos mais raros.
122 dias
Mico-leão-dourado/Período de Gestação
O mico leão dourado pertence ao gênero Leontopithecus, grupo monofilético da família Callitrichidae que têm as mãos terminadas em garras e não em unhas. Esse nome lhe foi dado porque seu pelo é completamente dourado. Foi descrito por Carl Linnaeus, em 1766.
O mico-leão-dourado se diferencia das outras espécies do gênero por apresentar pelagem completamente dourada. O mico-leão-dourado possui toda a pelagem de cor ruiva a dourada, o que conferiu o nome popular, e possui uma juba derivada de pelos que saem das bochechas, cabeça, pescoço e cobrem as orelhas.
No século XIX, era encontrado em florestas perto de Cabo Frio, especialmente nas margens da lagoa de Araruama e no município de Maricá, ocorrendo nessas localidades até a década de 1940. Alguns autores já citaram que o mico-leão-dourado podia ser encontrado no litoral do estado de São Paulo, mas nunca foi reportada sua presença oficialmente.
O mico-leão-dourado é importante na manutenção da vida na floresta, pois atua como dispersor de sementesao alimentarem delas e posteriormente eliminarem as sementes intactas nas fezes, além de controlar a população de aves ao consumir os ovos nos ninhos.
É possível recuperar a cartilagem do quadril?
Quais são os princípios norteadores do Juizado?
Qual a base de cálculo do CSLL?
Como instalar a impressora L4150 no notebook?
Qual o primeiro grupo no qual vivemos?
Como ver o público do Instagram pelo celular?
Como saber qual a menor fração?
Porque a marcha lenta fica oscilando?
Qual o valor da cota de compras na Argentina?
Pode comer pão de forma na dieta?
Qual foi a origem da Reforma protestante?
Quanto ganha quem tem 3 milhões de inscritos no YouTube?
Quais são os cinco primeiros múltiplos de 20?
Como devo tomar o suco de uva para emagrecer?