Estreptococos lácticos e lactobacilos Vários grupos de bactérias podem contaminar o leite. O grupo das bactérias formadoras de ácido láctico causa acidez, formando ácido láctico a partir da lactose.
Depois de secretado no do úbere, o leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três principais fontes: de dentro da glândula mamária, da superfície exterior do úbere e tetos, e da superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque (SANTOS e FONSECA, 2001).
Entre as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de leite cru estão a tuberculose, brucelose, listeriose, salmonelose, yersiniose, campilobacteriose, infecção por Escherichia coli, entre outras.
Dicas para evitar a contaminação do leite e derivados na linha de produçãoÉ necessário lavar e esterilizar todos os equipamentos e acessórios usados em todas as etapas de produção;A sala de ordenha deve ser mantida limpa, organizada e ventilada;Deve ser feito controle de pragas periodicamente;
Contaminação do leite na ocasião da ordenha
O fornecimento de alimentos finamente moídos, a remoção de esterco durante a ordenha, ou mesmo a varredura do local, quando os animais estiverem sendo ordenhados, poderão contaminar o leite pelo ar, pelo qual os microrganismos são transportados.
33 curiosidades que você vai gostar
A contaminação do leite pode ocorrer durante a ordenha, porém as principais fontes de contaminação são os equipamentos utilizados durante a manipulação, o transporte, o processamento e o armazenamento.
A ordenha das vacas deve ser realizada da seguinte maneira: ordenha-se primeiro as vacas de primeira lactação; em seguida as vacas mais velhas que nunca tiveram mamite e, por último, as vacas que já tiveram mamite, mas foram curadas. As vacas suspeitas devem ser ordenhadas manualmente e sempre por último.
Os leites são homogeinizados, aquecidos a 135 a 150ºC, durante dois a quatro segundos por meio de processo térmico de fluxo contínuo, e imediatamente resfriados e envasados em condições assépticas, em embalagens esterilizadas que são fechadas hermeticamente.
O ordenhador deve lavar previamente as mãos com água e sabão, continuando, ao longo da operação, a dar atenção à higiene delas, lavando-as todas as vezes que se ausentar da sala de ordenha. Da mesma maneira, botas e aventais deverão ser lavados, sempre que ocorrer respingo de dejetos durante a ordenha.
O tratamento térmico de esterilização mais utilizado para leite fluido é o que utiliza altas temperaturas por um tempo curto (“ultra high temperature-UHT”). Assim, o leite é aquecido entre as temperaturas de 135ºC a 140ºC, durante 2 a 5 segundos, e depois é rapidamente resfriado à temperatura ambiente.
A campilobacteriose é uma zoonose de distribuição mundial, sendo o Campylobacter jejuni considerado microrganismo extremamente ubiqüitário, encontrando-se tanto disperso no ambiente, como também assumindo o papel de agente patogênico ou comensal do trato gastrointestinal de animais domésticos e selvagens.
O leite brasileiro obedece aos padrões internacionais para a quantidade de bactérias que é 100 mil bactérias por ml. Dentre as milhares de bactérias que o leite pode ter, pouquíssimas podem causar algum problema.
É que o leite cru pode possuir bactérias perigosas como a salmonella, e. coli e a listeria, responsáveis por causar doenças graves. Elas são particularmente perigosas para grupos de risco como grávidas, idosos e crianças, ou qualquer pessoa que esteja com o sistema imunológico debilitado.
As 5 principais causas de intoxicação alimentarOstras. O advogado relata que os frutos do mar são os maiores causadores de intoxicação alimentar, de acordo com dados compilados nos últimos cinco anos. ... Frutas e verduras cortadas. ... Carne mal cozida. ... Ovos crus. ... Leite não pasteurizado.
O leite ácido é causado pela ação bacteriana na de- gradação da lactose (açúcar do leite), transformando-a em ácido lático e ele- vando a acidez do leite (acidez titulável >18 ºD ou pH<6,6).
O leite é um excelente meio de cultura para microrganismos devido a suas características intrínsecas, como atividade de água, pH (próximo ao neutro) e riqueza em nutrientes. As substâncias inibitórias dos crescimentos microbianos, como lactoperoxidases e anticorpos, presentes no leite cru são rapidamente inativadas.
Antes de iniciar o processo de ordenha propriamente dito, seja ele mecânico ou manual, o ordenhador deve tomar alguns cuidados importantes como: lavar bem as mãos com água e sabão, verificar se os equipamentos ou utensílios que serão usados durante a ordenha estão bem limpos e ainda observar se os tetos da vaca a ser ...
16 Práticas que garantem a higiene na ordenhaManter o rebanho protegido de doenças através da vacinação e acompanhamento de um profissional. Aparar com frequência os pelos da cauda e próximos ao úbere. Utilizar a identificação dos animais para a separação dos que estão em tratamento ou observação.
A rotina de ordenha começa com o deslocamento dos animais para a sala de ordenha. Esse deve ser tranquilo e calmo, sem gritos ou agressões já que a inquietação dos animais antes e durante a ordenha são fatores estressantes e, podem interferir na adequada descida do leite.
Tratar o leite é essencial
Pasteurização: há a rápida, que aquece a bebida de 72 até 75 °C durante 15 a 20 segundos. Na lenta, o leite esquenta de 62 a 65 °C por 30 minutos. Seja qual for a opção, ele deve ser refrigerado depois.
A característica do leite de excelente meio de cultura para o desenvolvimento bacteriano deve ser considerada em todas as etapas de seu processamento: ordenha, armazenamento, transporte, beneficiamento e comercialização.
A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.
Existem dois tipos de ordenha: o manual e o mecânico. Os dois métodos se diferenciam, basicamente, pelo uso ou não de um equipamento acoplado no úbere das vacas.
Na ordenha manual, o leite é retirado pelas mãos do ordenhador em um balde. A realização desse processo necessita de instrumentos simples como: balde, o coador/filtro, tanque de refrigeração ou latão, a peia (para conter as pernas das vacas) e o banquinho para o ordenhador sentar e iniciar o procedimento.
Deve lavar bem as mãos antes da ordenha, com água e sabão, e não deve tocar em materiais contaminados (maneias, etc.) De forma geral, não se deve lavar os tetos. SÓ lavar em caso de úbere muito sujo e, neste caso, lavar apenas a região dos tetos. Após a desinfecção, secar os tetos com papel toalha descartável.
O que é partícula expletiva ou de realce?
Como funciona o quadro de avisos?
Como verificar o crescimento de uma empresa?
Quais são os desafios da docência na EPT?
Como é feita a limpeza final da obra?
Qual é a finalidade do projeto político pedagógico?
Qual a diferença de Starflon T1 e T3?
Como conseguir o Bolsa Família 2022?
Qual o melhor papel para imprimir fotos fosco ou brilhante?
Quais são os cuidados que devemos ter após aplicação de botox?
Como limpar e energizar jaspe?
Quais são as três responsabilidades que possui o servidor público?
Qual o sinal padrão enviado pelo comando kill a um processo?
Como receber dinheiro pelo ITI?
Quem são os artistas mais importantes do surrealismo?
Para que serve o corretor cinza 01?
Qual a natureza jurídica da abordagem policial?
Como saber se uma escola de ensino médio particular é reconhecida pelo MEC?