Para desenvolver um projeto de protagonismo juvenil é importante estabelecer um novo tipo de relacionamento entre jovens e adultos, em que o adulto deixa de ser um transmissor de conhecimento para ser um colaborador e um parceiro do jovem na descoberta de novos conhecimentos e na ação comunitária.
O protagonismo juvenil: Reforça o compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes. Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.
Como orientação, sugerimos, além dos conteúdos trazidos no referido texto, que o Educador possa aprofundar sua explicação nos três pilares do Protagonismo Juvenil: a formação de jovens Autônomos, Solidários e Competentes. Tópicos de apoio: O jovem autônomo, solidário e competente.
O jovem protagonista surge como fonte de atuação , pois é dele que parte a iniciativa, como foco de liberdade, porque a sua ação é pautada em uma decisão consciente e de compromisso , na medida em que o jovem responde por seus atos.
O que o jovem ganha com o protagonismo? A participação autêntica se traduz para o jovem num ganho de autonomia, autoconfiança e autodeterminação numa fase da vida em que ele se procura e se experimenta, empenhado que está na construção da sua identidade pessoal e social e no seu projeto de vida.
É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo.
Transpondo para a nossa prática educativa, protagonismo é permitir que o aluno seja o personagem principal do processo de ensino e aprendizagem, ou seja participando de todas as fases: o planejar, o executar e o avaliar.
Ciclo do Protagonismo
5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola
Aqui, reunimos 5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola. 1. Deixe o aluno à vontade Os jovens precisam se sentir à vontade para dar suas opiniões e participarem de decisões dentro e fora da escola. Para isso, é importante que os educadores criem ambientes confortáveis e confiáveis para abrirem espaços de diálogos.
Em outras palavras, o protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer que a participação dos adolescentes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde estão inseridos. Nesse sentido, participar para o adolescente é envolver-se em processos de discussão, decisão, desenho e execução de ações, visando, ...
O surgimento do protagonismo nas escolas, na maioria das vezes tem se tornado uma questão preocupante, pois de maneira geral, alguns docentes ainda têm mantido suas práticas pedagógicas em pressupostos de paradigmas conservadores. Desde do século XX, houve o início de movimentos sociais, políticos e econômicos que provocaram mudanças na educação.
Aqui, ainda será indicada a criação de espaços para a vivência do protagonismo no dia a dia escolar, objetivando compreender o jovem como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, numa escola que busca formar cidadãos autônomos, competentes e solidários. Palavras-chave: protagonismo, escola, espaços de protagonismo.
Como saber o que está usando a porta 3306?
Como ver as músicas que mais ouvi no Spotify?
Como calcular o preço de uma fralda?
Qual o número da Oi para saber as promoções ativa?
Como inserir pontos de coordenadas geográficas no ArcGIS?
Como saber qual a versão do arquivo em CAD?
Como verificar se uma porta está aberta no Linux?
Como saber qual a melhor ação para se comprar?
Como saber se minha fonte do PC é bivolt?
Como saber se o cabelo e liso natural?
Como saber qual é a versão do meu GTA SA?
Como funciona a empresa maravilhas da terra?
Qual é a prancha de surf ideal para mim?
Qual bomba de recalque escolher?
Como colocar um objeto no Revit?