A cultura tem uma enorme importância social e econômica e, em razão disso, capacidade de aglutinar, gerar riqueza financeira e empregos. O investimento sério na indústria cultural ou na economia criativa, como disse o ministro em recente entrevista, pode contribuir, sim, na retomada do crescimento do país.
Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi faz uma análise da relação entre os aspectos culturais da sociedade como um dos fatores determinantes para o desenvolvimento econômico, e sobre seus efeitos no bem-estar social.
O Banco Mundial estima que a cadeia produtiva da cultura foi responsável por 7% do PIB do planeta em 2008. Segundo dados de 2016 da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), esse número no Brasil é de aproximadamente 2,64% do PIB, com um crescimento acumulado de quase 70% nos últimos 10 anos.
A cultura nacional, mistura de diversas tradições e costumes de nacionalidades diferentes, é também a nossa identidade. ... A cultura merece ser valorizada, não só pela sua capacidade educativa e social, mas também por reforçar nossa identidade nacional e unir o povo por meio de suas diferenças.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
Por meio da Lei Rouanet, você pode doar 6% do seu Imposto de Renda a projetos culturais previamente aprovados. Se tiver de pagar R$ 5 mil de imposto, por exemplo, pode destinar R$ 300 a uma iniciativa cultural. Empresas podem conceder até 4% do IR.
Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão. ...
Resposta: Pois, é a partir da cultura que um povo encontra sua identidade, fornecendo, assim um sentimento de pertencimento e coletividade a cada indivíduo presente nesta nação. Um exemplo é a música que ouvimos que artistas nacionais produzem, elas carregam um passado de história e cultura de um país.
Fatores raciais, religiosos, intelectuais, tecnológicos e políticos tem sua importância, mas não são os determinantes. O que determina o desenvolvimento de uma nação é sua cultura, o comportamento de seus cidadãos, a atitude e a vontade de seguir e ensinar princípios de funcionamento de uma sociedade justa e próspera.
O que é um naipe da orquestra?
Como é chamado o povo de Deus?
Como é chamado o profissional de marketing?
Qual é o nome do ponto de encontro das Bissetrizes internas de um triângulo?
Como entrar em contato com clientes pelo telefone?
Como chama o príncipe da pequena sereia?
Como se chama o marido de Maria Beltrão?
Como é chamado o ponto de encontro das três alturas de um triângulo?
Como ligar e desligar um celular?
Como ligar para Enel de celular?