Com o Modernismo busca-se uma verdadeira identidade nacional, quebrando e fazendo critica aos valores antes usados. Eles não buscam mais da referencia do europeu para falar do índio e de nossos país, vão buscar por referencia a visão do índio. Buscando a verdadeira cultura brasileira sem influencias de seu colonizador.
O índio no romantismo era sempre descrito como um forte guerreiro. ... No romance “O Guarani”, de José de Alencar, o índio Peri é descrito como um bom selvagem, corajoso, um forte guerreiro e um líder.
O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.
Assim, a primeira vaga da literatura e filosofia sobre a nacionalidade brasileira (a que podemos chamar "nacionalista" ou "indianista"), é marcada pela exaltação da natureza, volta ao passado histórico, influências do medievalismo romântico, criação do herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação " ...
O índio no romantismo era sempre descrito como um forte guerreiro. José de Alencar foi um dos principais autores indianistas e suas obras servem como um bom exemplo de como os autores desse período enxergavam os índios.
3. QUINHENTISMO o índio na literatura brasileiraA feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bemfeitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrarsuas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto.
Verificado por especialistas. As principais diferenças dos indígenas antigos para os atuais é que antigamente havia escravidão dos índios, não havia tanta diversidade nos costumes e também não havia acesso as tecnologias.
(FAU-SP) O indianismo de nossos poetas românticos é: uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira. um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
Para valorizar as origens da nacionalidade escolheu-se o índio, visto como parte integrante e como fundador da nação brasileira. Em 1856, quando Gonçalves de Magalhães publicou o poema épico A Confederação dos Tamoios, obra financiada pelo Imperador, o índio passou a ser considerado o símbolo nacional.
A tríade de romances indianistas de José de Alencar é composta pelas publicações O guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874), entre as quais as duas primeiras são tidas como principais.
A figura do índio mostra o nacionalismo ufanista que se viu no romantismo brasileiro: era preciso apagar a hereditariedade lusitana, por isso, criou-se um símbolo que se afastasse da lembrança aristocrática. Não só isso, a figura do índio reflete outra característica romântica: o apego ao passado e ao medievalismo.
Nessa primeira escola literária, vemos uma descrição do índio, às vezes, quase fidedigna (fiel à realidade), outras, contaminadas pelas noções culturais do observador português. Por exemplo, para alguns escritores quinhentistas o índio era bárbaro, cruel, não civilizado.
Nesse período, o índio já é visto como herói e isso se deve ao " mito do bom selvagem " de Rousseau que afirma que todos nascem bons e que a sociedade os corrompe. Por valorizar o índio, Basílio da Gama é visto como um precursor do Romantismo. O termo indianismo só passou a ser usado, porém, com o romantismo.
A valorizações do índio, entretanto, já se mostra no Arcadismo com Uraguai, de Basílio de Gama. Nesse período, o índio já é visto como herói e isso se deve ao " mito do bom selvagem " de Rousseau que afirma que todos nascem bons e que a sociedade os corrompe.
Como tirar tinta de quadro de alumínio de bicicleta?
Como limpar e cortar salmão inteiro?
Como acabar com os pernilongos com pó de café?
Como limpar sofá de tecido Suede com bicarbonato?
Como limpar peixe de forma fácil?
Como mandar solicitação de amizade no Instagram?
O que fazer quando acabar a luz?
Como descobrir quem é o síndico de um condomínio?
Como descobrir quem está perto de você?
Tem como ver quem visitou meu Tinder?
Como calcular o preço de uma prestação de serviço?
O que avaliamos no teste do pezinho?
Como ver se tem saldo no cartão de ônibus?
Como preencher a carteira de trabalho do empregado doméstico?
Como saber quantas vezes a pessoa viu meu Story no Facebook?
Qual a importância do ócio criativo?
Como saber quantas parcelas faltam do empréstimo consignado Caixa?