A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.
Um dos grandes motivos para a crise do império espanhol foi a mudança no cenário econômico. A Revolução Industrial mudou completamente a riqueza de uma nação, que agora era a sua capacidade de produção, além disso, o absolutismo e o colonialismo começaram a ser confrontados pelo iluminismo.
Artigo 137 da Constituição espanhola de 1978. Após os pactos autonómicos de 19, Espanha estrutura-se em 17 comunidades autónomas, incluindo uma comunidade foral, e duas cidades autónomas. Cada comunidade autónoma é formada por uma os várias províncias até um total de 50 em todo o território nacional.
O império colonial espanhol, desde o século XVIII, estava dividido em quatro vice-reinados e quatro capitanias gerais.
Resposta: Nova Espanha: composto pelo México e parte dos Estados Unidos. Nova Granada:integrada pelos atuais territórios de Colômbia, Panamá e Equador, Peru: correspondente ao Peru; Rio da Prata: constituía a área equivalente a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
No período das grandes navegações e início do colonialismo, a Espanha foi uma grande potência ao lado de Portugal, cujo modelo econômico e concepção de riqueza era o mercantilismo e o acúmulo de metais preciosos. Um dos grandes motivos para a crise do império espanhol foi a mudança no cenário econômico.
Começava a ruptura do pacto colonial. No decorrer do século novas transformações ocorreram: o sistema de frotas anuais foi abolido permitido às colônias realizarem o comércio entre seus portos e foi extinto o sistema de Porto Único na metrópole.
O início do império está relacionado com as navegações e explorações do século XVI, que interligaram as sociedades dos diferentes cantos do planeta numa maneira nunca antes vista.
As independências das colônias da América Espanhola ocorrem no século XVIII quando as ideias como liberalismo e autonomia começavam a conquistar as elites criollas. Além disso, podemos citar como causas: A influência da Independência dos EUA; O desejo de substituir o pacto colonial pelo livre comércio;
Após um curto período de delegação da autoridade nas Américas, a Coroa reivindicou o controle sobre esses territórios e estabeleceu o Conselho das Índias para supervisionar o governo de lá. Alguns estudiosos consideram o período inicial da conquista espanhola como o mais marcante caso de genocídio na história da humanidade.
A morte do imperador otomano Suleimão, o Magnífico, em 1566, e a vitória naval sobre o Império Otomano na Batalha de Lepanto, em 1571, deram à Espanha uma reivindicação de ser a maior potência não apenas na Europa, mas também no mundo.
Quanto tempo demora a fazer um passaporte?
Qual a qualidade da tinta Alessi?
Quais são os 3 tipos de condutores elétricos?
Qual a vantagem de impermeabilizar o sofá?
O que significa a figurinha do Ramadan?
Porque JoJo não usa mais Hamon?
Tem penicilina na azitromicina?
Qual a posição do Brasil nas Olimpíadas 2021?
Quais são os benefícios do ensino híbrido?
Quantos litros de caldo de cana para fazer um litro de álcool?
Como é a digestão dos mamíferos?
Qual a melhor farinha para substituir a farinha de trigo em pães?
Quanto tempo leva para desinchar depois de parar de beber?
Quais são os pontos facultativos de 2021?
O que aconteceu com Tadeu Schmidt saiu da Globo?